O futebol amazonense terá mais um representante na terceira divisão nacional do futebol feminino. O feito é resultado do posicionamento da Federação Amazonense no Ranking Nacional de Futebol Feminino de Federações. O Manaus FC se junta a Recanto e Tarumã na disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 2025.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednailson Rozenha, exaltou mais uma conquista para o futebol feminino amazonense, que agora terá cinco clubes na disputa do Brasileirão Feminino em todas as categorias.
“Recebi com muita alegria essa notícia. A conquista é do Manaus e de todo o futebol amazonense. É também fruto de muito trabalho e empenho dos que fazem a federação e dos clubes de futebol feminino no Amazonas. Hoje somos o estado do Norte do Brasil com mais representantes no Campeonato Brasileiro Feminino e o único com representante na primeira divisão. O objetivo é continuar conquistando acessos e o Manaus é o mais novo postulante a esse objetivo”, declarou.
O Gavião do Norte herdou uma das vagas dos três clubes tocantinenses excluídos da Série A3, porque o campeonato estadual não obedeceu ao regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que exige a participação de, no mínimo, quatro clubes para conceder vagas a competições nacionais.
Em 2024, o Manaus chegou às semifinais do Campeonato Amazonense Feminino, o Barezão Delas, após liderar o grupo A da competição com três vitórias em três jogos. Nos playoffs, o Gavião passou pelo São Paulo Amazonas com uma goleada de 5 a 0, mas nas semifinais, acabou eliminado para o campeão Instituto 3B, representante amazonense na primeira divisão nacional.
De acordo com o calendário do futebol feminino divulgado pela CBF, o Brasileirão Feminino Série A3 será realizado entre 26 de abril e 16 de agosto. Com isso, o Manaus tem pouco mais de um mês para montar seu elenco, comissão técnica e se preparar para a estreia na competição nacional.