Comemorado sempre na primeira quarta-feira de junho – que cai no dia 07/06 este ano – o Dia Mundial da Corrida alerta para os benefícios que o esporte pode proporcionar à saúde: melhor qualidade no sono, redução do risco de diabetes, infarto e AVC, melhorar a respiração, controlar a pressão arterial e até mesmo aumentar a expectativa de vida. Pensando nesses e outros aspectos positivos da corrida é que algumas pessoas trouxeram a prática do esporte para suas rotinas e fazem dele um propósito para melhorar o rendimento no trabalho e ajudar na saúde física e mental.
Para Sérgio Passos, Diretor de Tecnologia em Take Blip, empresa líder em interações inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, a corrida ajuda a desligar a mente dos problemas pessoais e desafios no trabalho. O executivo começou a prática durante a pandemia, em 2020. Sérgio conta que experimentou o esporte como forma de se exercitar ao ar livre, durante a restrição de ambientes fechados.
“Tomei gosto principalmente pela forma como consigo me desligar durante a corrida. É uma espécie de meditação. Quando corro, me concentro no caminho e no esforço físico. No início, eu até mantenho a mente em problemas pessoais e do trabalho, mas com o tempo esse pensamento vai embora, me auxiliando no meu desenvolvimento pessoal”, afirma o executivo.
A rotina de correr avançou e Passos começou a participar de competições este ano. “Comecei correndo 5km e recentemente já participei de corridas de 10km. Minha intenção é um dia correr uma meia maratona e, quem sabe, uma maratona inteira”, compartilha.
Dois dos principais benefícios que a corrida trouxe para o dia a dia, segundo ele, são a melhora no condicionamento físico e também o impacto da prática esportiva na sua saúde mental. “Considero serem benefícios similares com os da meditação: redução de estresse, controle da ansiedade e maior poder de concentração”, finaliza.
Quem também é adepto da corrida é o Gabriel Benz, Diretor de Operações da Wine México, maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Corro há mais de 10 anos e o hábito de praticar corrida me ajuda a manter uma disciplina para ter um horário para cuidar da saúde”, diz. Ele conta que, no início, praticava com períodos de maior e menor intensidade. Sempre praticou esportes, mas o tempo disponível para os hobbies diminuiu com o aumento dos compromissos pessoais e profissionais. “Encontrei na corrida uma ótima opção para manter a rotina de atividades físicas mesmo com uma agenda mais dinâmica e concorrida”, comenta.
Atualmente, Gabriel participa de meias maratonas, de 21km, e tem como objetivo estar em uma maratona até o final deste ano. “A corrida ainda é um hobby para mim, mas sempre busco melhorar alguma coisa, como aumentar a distância percorrida ou outras vezes procuro aumentar a velocidade.
Benz compartilha que, em relação à saúde física, a corrida o ajuda a manter o controle de peso e a disposição no dia a dia, devido ao aumento da resistência e fortalecimento muscular. “Já em relação à saúde mental, sinto que a corrida me ajuda a reduzir o estresse e ansiedade do dia a dia”, pontua.
Isis Abbud, co-CEO e co-founder da Arquivei, startup responsável por automatizar rotinas financeiras de mais de 100 mil empresas, também é fã de corrida, mas não para por aí. A executiva pratica bike speed, musculação e beach tênis também.
“Apesar de vir de uma família de esportistas, eu não era adepta ao esporte. Comecei a correr na faculdade e a prática me trouxe uma percepção diferente sobre competição. A corrida me fez perceber que sou competitiva, mas de uma forma positiva, de querer ir cada vez mais longe. Além de aliviar a mente, a corrida te ensina a ter controle, resiliência e ousadia para ultrapassar limites. Assim como o empreendedorismo, é um esporte que faz você sentir de imediato o resultado da ação que acabou de fazer. Faz você entender que é responsável por suas ações e pela maneira como você encara qualquer desafio. Para correr, é necessário ter paciência, ouvir a própria respiração, traçar metas, sonhar grande, buscar mais, entregar mais e arriscar”.
Praticando corrida de rua desde 2014, Paula Caetano, Gerente de Cultura e Pessoas da Wine, vê a modalidade como um hobby, uma maneira de esvaziar a mente e se conectar com ela mesma. “Atualmente, eu combino corrida de rua com a prática de treinos de força, fazendo musculação”, comenta.
A executiva, que já participou de uma meia maratona, iniciou a prática de corrida logo após se casar. “Além do benefício da manutenção de nossa saúde e bem-estar, essa foi a maneira que eu e meu esposo encontramos de estarmos mais tempo juntos, dado a correria do dia a dia e o desafio de nossas agendas profissionais”, afirma.
Paula acredita que se não realizar sua rotina de exercícios diários, ela para. “A prática de exercícios me energiza para que eu possa focar no que é importante. Me ajuda na manutenção do meu peso, aumenta a minha resistência e a estabilidade das minhas articulações, além de me ajudar muito na saúde dos meus pulmões. Além disso, minimiza e previne o estresse e os sintomas de ansiedade”, diz.