A seleção de Humaitá é a primeira semifinalista da Copa da Floresta 2024. A equipe da Terra da Mangaba se garantiu na disputa por uma vaga na final, após a desistência da seleção de Nova Olinda do Norte em disputar o jogo da volta. Na partida da ida, Nova Olinda perdeu em casa, por 3 a 1 e justificou o placar como um dos motivos, além do amparo no regulamento.
No Artigo 10º, Parágrafo Único do Regulamento Específico da Competição, consta que a seleção tem a prerrogativa para desistir da competição. O documento da seleção de Nova Olinda do Norte, datado de 12 de agosto de 2024, comunica a desistência da equipe, alegando o placar elástico difícil de reverter, a logística da viagem até o local da partida (Humaitá fica distante 593 km do município de Nova Olinda), além da longa distância, exige um alto valor financeiro para o translado e também o fato de que alguns jogadores serem oriundos de comunidades do interior e que não podem permanecer mais de três dias longe de seus lares.
Por isso, a seleção de Humaitá aguarda o vencedor da Região 4, do confronto entre Silves e Urucurituba para conhecer seu adversário e brigar por uma vaga na final.