No último sábado (9/12), Manaus foi palco da 6ª edição do Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia. Com apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF), o evento contou com palestras de quatro renomados jornalistas esportivos do Brasil e reuniu centenas de estudantes e profissionais da imprensa esportiva de várias cidades da região Norte do país.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, exaltou a realização de mais uma edição do tradicional evento, criado por uma mulher, a jornalista Larissa Balieiro. Rozenha destacou ainda a possibilidade de capacitar os futuros profissionais de imprensa.
“Muito me orgulha poder contribuir com o principal evento de jornalismo esportivo da região Norte do Brasil. E me orgulha ainda mais ver de perto que tudo isso foi idealizado e colocado em prática por uma mulher, que é a Larissa Baleiro, uma grande amiga. Sei de todas as dificuldades que ela teve para realizar a edição deste ano e, mesmo assim, não deixou a peteca cair. O Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia serve, não só para capacitar a imprensa da região, mas também mostra o quanto estamos bem representados por mulheres fortes e capacitadas. É um orgulho enorme”, afirmou o mandatário.
Por sua vez, Larissa Balieiro falou sobre mais um ano de realização do Simpósio e agradeceu o apoio da FAF, que fortaleceu ainda mais o evento já tradicional na região.
“Estou realizada com mais uma edição. Foi muito difícil e as pessoas mais próximas sabem bem o quanto foi. Então, ter superado tudo me fortaleceu ainda mais. Obrigada a todos que me ajudaram e estenderam a mão. Agradeço de coração ao Rozenha, um amigo de anos, que encoraja mulheres e acredita em nós. Gosta da luta assim como eu. Foi um sábado especial. Que venha 2024”, declarou.
Programação
A palestra de abertura foi conduzida pelo presidente do Amazonas FC, Weslley Couto, que falou sobre a temporada espetacular da Onça-pintada, garantida na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Depois, foi a vez de Marcelo Courrege, repórter da TV Globo trazer toda sua experiência em coberturas internacionais. Courrege foi correspondente internacional da emissora por anos em vários eventos esportivos espalhados pelo mundo.
A segunda parte do evento contou com a palestra de Fernanda Arantes, primeira mulher a narrar um jogo de Libertadores em TV aberta. Atualmente, ela comanda a reportagem de jogos nacionais em plataformas de streaming, como o Prime Video. Após Arantes, foi a vez de um velho conhecido do evento entrar em cena. O jornalista André Hernan que participou do Simpósio pela terceira vez em seis anos. Agora integrante da agência NWB, o ex-repórter da TV Globo, apresenta vários eventos esportivos e transmissões e tem seu próprio canal no YouTube “André Hernan” com mais de 200 mil inscritos.
Para fechar com chave de ouro, a pioneira Luciana Mariano conduziu a última palestra do evento. Primeira narradora de futebol em TV aberta na América do Sul, Luciana é ainda apresentadora dos canais ESPN, onde comanda o único programa de futebol feminino com uma hora de transmissão semanal, o Mina de Passe.
Sob aplausos, Larissa Balieiro, agradeceu aos palestrantes e todos que prestigiaram o simpósio.