A temporada 2023/2024 já começou em ritmo acelerado para o Caxias do Sul Basquete. Em sua sétima temporada no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite da modalidade no país, o time da Serra Gaúcha promete uma equipe ainda mais forte do que nas temporadas anteriores. Essa força se reflete na contratação do armador norte-americano Kenny Dawkins, quarto reforço anunciado pelo time para a competição.
Aos 36 anos, Dawkins vai para sua 13ª temporada na principal liga do Brasil. Desde que chegou no país, o armador atuou por Liga Sorocabana-SP, Paulistano-SP, Vitória-BA, Pinheiros-SP, São José-SP, Cerrado-DF e Rio Claro, onde jogou na temporada passada. Ao longo desse tempo, são 393 jogos no NBB, com mais de cinco mil pontos e quase 1500 assistências na competição.
A equipe do técnico Rodrigo Barbosa – um dos idealizadores do time e gestor do projeto – já anunciou quatro reforços até aqui. Além de Dawkins, o ala Mogi, que também terá a primeira oportunidade em Caxias do Sul, o ala/pivô Rafa Oliveira e o pivô Wesley Sena, que retornam para o time após uma temporada fora do time gaúcho.
A nova temporada do NBB será a maior de todos os tempos. Em sua 16ª edição, a competição terá 19 equipes, que se enfrentam em confrontos de ida e volta na fase de classificação. O Caxias Basquete terá, pelo menos, 18 partidas como mandante no Ginásio do Sesi, no Bairro Interlagos. Desde que trocou o Vascão pela nova casa, foram três temporadas com crescimento no número de torcedores acompanhando os jogos e sempre chegando nos playoffs – das sete vezes em que jogou o torneio, o time chegou na fase de mata-matas em seis.
Ainda na formação da equipe, algumas permanências da temporada passada serão confirmadas. Além disso, alguns jovens da equipe sub-22, que disputará a fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), serão utilizados. O início do NBB está previsto para a metade de outubro.