Mesmo com a chuva não dando trégua no início deste domingo (30), os corredores bateram ponto na 10ª edição da Corrida da Água 2025. O evento aconteceu na Avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres), zona Norte de Manaus, e contou com uma mega estrutura, garantindo conforto e segurança durante todo o percurso. Com 2500 atletas inscritos, a prova registrou recorde de público e celebrou a superação e o espírito esportivo de cada participante. Entre os destaques, as atletas PcD (Pessoas com Deficiência) Cristina Maximiano e Marleide Sales compartilharam suas experiências e paixão pela corrida.
Animada com o desempenho na Corrida da Água, Cristina Maximiano, de 39 anos, comenta que compete há quase três anos. Convidada a entrar nesse universo, a atleta acabou se apaixonando pelo esporte. “Correr pra mim é um momento de felicidade e de muita adrenalina”, afirma Cristina, que une os treinos diários na avenida das Torres com a musculação.
Quem também corre há quase três anos é a Marleide Sales, de 51 anos. Após um longo período de sedentarismo, sua filha a incentivou a entrar na academia e, posteriormente, a correr. Integrante do grupo de corrida Movimente-se, Marleide concilia treinos de corrida com academia. “E nesta semana, eu e a Cristina estamos lançando uma campanha para financiar a Corrida da São Silvestre”, revela. Para mais informações, basta acessar o Instagram das atletas @leide.cadeirantecorredora e @tina_aventureira_amput.
Com o tema “A Saúde que Nos Move”, a Corrida da Água reforça o compromisso do Literatus com a sustentabilidade, responsabilidade social e a saúde. Os atletas inscritos participaram nas categorias masculino e feminino individual, acima dos 60 anos, cadeirantes e deficientes visuais. O resultado da prova está disponível no www.endurancemanaus.com.br.
A presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, expressou sua satisfação com o sucesso do evento: “Neste ano, aumentamos a oferta de inscrições e conseguimos atingir 100%. Essa foi a nossa maior edição até o momento. A Corrida da Água já é uma corrida tradicional, principalmente porque ela tem um propósito, que é falar sobre a importância do recurso hídrico, principalmente na nossa cidade, que nos últimos anos tem passado por um momento muito difícil em relação à estiagem e seca”, disse.
Elaine também destacou a importância da atividade física para a qualidade de vida. “O mais importante é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre o uso correto desse recurso natural e pratiquem alguma atividade física. A corrida integra a qualidade de vida, no sentido da sustentabilidade ambiental e também no sentido de ter uma atividade para ter uma melhor performance na vida, mais disposição e envelhecer de forma saudável. É preciso repensar o modo de vida, a qualidade alimentar e a qualidade da educação física, seja caminhada, corrida ou academia”, enfatizou.
A presidente do Grupo Literatus celebrou o aniversário da instituição e reforçou o compromisso com a educação e a transformação de vidas: “Este é um momento de celebração com todas essas questões que sempre pensamos, que é uma educação profissional que pensa na pessoa como um todo. Há 34 anos, fazemos essa diferença na vida das pessoas, conscientizando-as, um papel da educação, e transformando vidas através dos nossos cursos técnicos, preparando-as para ter dignidade e uma carreira profissional”, finalizou.