Os estádios Ismael Benigno, Carlos Zamith e Arena da Amazônia receberam nesta terça-feira (18), a visita técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A inspeção teve como finalidade avaliar as estruturas para futuros jogos da Seleção Brasileira, em Manaus, além de inspecionar quatro hotéis, onde ficarão jogadores.
A avaliação coloca a região norte na rota dos estádios que podem receber jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A vistoria começou pela manhã no Estádio Carlos Zamith, e no período da tarde, a comitiva seguiu com o itinerário para o Estádio Ismael Benigno e a Arena da Amazônia. Os membros da CBF vistoriam os espaços, como gramado, vestiários, sala de aquecimento, banheiros, arquibancadas, entre outros ambientes que fazem parte dos estádios.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, acompanhou a visita, e disse estar confiante com o que foi apresentado aos profissionais. Ele agradeceu o apoio do Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima e garante que as chances da seleção brasileira vir para Manaus são grandes.
“Nós estamos prontos, graças ao empenho do nosso Governador do Amazonas, Wilson Lima, e da SEDEL, que não medem esforços e provam que o futebol é uma prioridade no Estado. Estamos extremamente felizes por recebermos a equipe da CBF e ficamos mais contentes ainda em afirmar que oferecemos o melhor para provar que queremos a nossa seleção brasileira em Manaus. Estou confiante”, concluiu.
Dentre os pontos levantados pelos representantes da entidade maior do futebol estão a segurança e a logística para as delegações, além, claro, das condições dos estádios. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi o primeiro local a ser vistoriado. Quanto a Arena da Amazônia, se aprovada, receberá a partida da Seleção Brasileira, que ainda terá o adversário definido.
A FAF aguardará o resultado final da visita técnica. A última vez que a Seleção Brasileira masculina jogou em Manaus foi no dia 14 de outubro de 2021. Na ocasião, o Brasil goleou o Uruguai, por 4 a 1, com gols de Raphinha (2x), Neymar e Gabriel Barbosa. Luis Suárez descontou para a Celeste.
Rota internacional
Palco da Copa do Mundo FIFA 2014, a Arena da Amazônia é palco de grandes eventos esportivos, como também os jogos das Olimpíadas de 2016, da Copa Libertadores da América feminina em 2018, o Torneio Internacional de Seleções Femininas em 2021e dois jogos da Seleção Brasileira masculina nas eliminatórias para as duas últimas Copas do Mundo, em 2016 e 2021.