Desistir é para os fracos. Com essa máxima em mente, a atleta Deise Neves, 26, levantou a torcida e foi o principal destaque feminino da Copa Regional de Taekwondo 2023. O evento, que foi realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, em Manaus, reuniu 150 atletas representando os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.
Deise Neves (Associação Solimões-AM) e Karina Costa (Associação MAP-AM) fizeram a final do Adulto Feminino até 46 kg. O combate foi eletrizante com começo ao fim e precisou ser decidido em três rounds. Deise venceu o primeiro round, enquanto Karina levou a melhor no segundo.
Após o empate, Deise torceu o tornozelo direito e, mesmo assim, não desistiu da tão sonhada medalha de ouro, que garantiria vaga no Grand Slam da modalidade, que acontece no próximo ano, no Rio de Janeiro. Ela foi atendida pela equipe médica, e deu a volta por cima ao vencer o terceiro round por pontos. O público aplaudiu a determinação da manauara.
“O meu mestre fala que a gente nunca pode desistir, porque o que gente treina na academia tem que pôr em prática. Eu me machuquei ali na hora, mas resisti porque para mim desistir é para os fracos. Mesmo lesionada fui lá e busquei a vitória”, disse a campeã, que faz faculdade de Enfermagem.
Deise mora no Coroado, Zona Leste de Manaus, e treina na Associação Solimões. A modalidade olímpica entrou na sua vida desde os cinco anos de idade. São duas décadas de amor ao esporte.
“O taekwondo faz parte da minha vida e me ajudou a ser uma pessoa melhor em casa, na escola e agora na faculdade. Agora é me recuperar desse baque, voltar a treinar para depois pensar no Grand Slam, que é o evento que todos os atletas sonham em participar”, concluiu a guerreira amazonense.
Apoiadores – Realizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTDK) e organizada pela Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), a Copa Regional Norte contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel), e Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, e Everest Arquitetura e Engenharia.