Focada no planejamento e organização da próxima temporada, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou nesta terça-feira (19/12), o calendário geral de competições do futebol amazonense para 2024. A divulgação acontece a exatamente um mês do início do Campeonato Amazonense Série A.
Com início na terceira semana de janeiro, com o Barezão e encerramento na última semana de novembro, com o Campeonato Amazonense Sub-14 e Sub-19, a bola rolará nos campos barés durante 11 dos 12 meses do ano. O Diretor de Competições da FAF, Cláudio Nobre, destacou o novo salto que o futebol amazonense dará na próxima temporada.
“De forma inédita, divulgamos o calendário do ano seguinte com o ano vigente ainda em curso. E é um calendário cheio, com muitas atividades de várias categorias. Justamente, por isso, teremos muito trabalho pela frente, um empenho maior ainda na organização de cada uma das competições, para trazer, sobretudo, credibilidade aos nossos eventos e para a própria Federação Amazonense de Futebol”, assinalou.
Nobre também explicou que, dentre várias circunstâncias que precisaram ser cuidadosamente planejadas, a entidade ajustou as datas do Barezão 2024 para que os representantes amazonenses nas competições nacionais do primeiro semestre não fossem prejudicados.
“Procuramos adaptar o calendário do Campeonato Amazonense, principalmente, no início do ano, com vários jogos no meio de semana, para que quando comecem as competições nacionais, o Barezão seja jogado praticamente apenas no final de semana, proporcionando assim, um calendário com períodos de descanso e preparação suficientes para os duelos válidos pela Copa Verde e pela Copa do Brasil. Essa adequação fará com que nossos representantes entrem nessas competições com chances maiores de sucesso esportivo e financeiro”, completou.
Classificação geral e novidades para 2024
Além do calendário, a Federação também divulgou a classificação geral de todas as competições estaduais da temporada de 2023. Entre Estaduais masculino e feminino, competições de base e a histórica Copa da Floresta, foram onze campeonatos realizados pela FAF.
Em 2024, esse número aumentará, tendo em vista que a entidade confirmou a criação da Copa do Amazonas Sub-20, que dará vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Campeonato Feminino Sub-17 e Sub-15, pedidos da CBF. Outra novidade para a próxima temporada é que a Copa da Floresta será disputada entre os meses de maio e agosto, evitando dificuldades relacionadas aos fenômenos climáticos da região.