Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. (Êxodo 13:21)
A Bíblia menciona o fogo de Deus e como ele é usado em nossas vidas em diversas partes diferentes da Bíblia. Se quisermos o melhor de Deus, precisamos estar dispostos a suportar o fogo da purificação. Temos ouro em nós (boas coisas), mas também temos impurezas que precisam ser removidas.
Todos querem desfrutar o melhor de Deus, mas poucos estão dispostos a serem seguidos pelo Seu fogo. Lembre-se sempre de que quando o fogo de Deus entra na sua vida, Deus tem o controle da chama. Ele nunca deixará que o fogo se apague completamente, nem permitirá que o destrua. Ele nunca permite que venha sobre nós mais do que podemos suportar.
Ao longo de nossa vida, experimentamos tempos que parecem difíceis e outros tempos que são mais fáceis. Paulo se referiu a esses períodos e disse que havia aprendido a estar contente em qualquer um deles. Ele acreditava que a sabedoria de Deus era perfeita e que todas as coisas por fim contribuiriam para o seu bem. Podemos escolher fazer o mesmo. Resistir ao fogo de Deus não o impedirá de queimar em nossas vidas — só o tornará mais difícil de suportar.
O fogo de Deus vem para queimar todas as coisas inúteis em nossas vidas e para fazer com que o que resta brilhe gloriosamente para Ele. Às vezes sentimos este fogo queimando em nós quando estudamos a Palavra de Deus e somos convencidos por ela de uma área que precisa mudar. Outras vezes o fogo de Deus vem através de uma circunstância desagradável na qual Deus está exigindo que permaneçamos estáveis e demonstremos um comportamento piedoso. A qualquer momento em que suportemos algo difícil para a glória de Deus, podemos ter certeza de que a nossa recompensa virá no devido tempo.
A palavra de Deus para você hoje: se você passar por algumas coisas, não terá de fugir nem ter medo delas.