Um pastor no Reino Unido se tornou viral depois de postar um vídeo enfatizando o arrependimento em resposta ao polêmico anúncio do Super Bowl “He Gets Us”, que muitos sugeriram que estava endossando o pecado.
Jamie Bambrick, que atua como pastor associado da Hope Church Craigavon na Irlanda do Norte, disse ao The Christian Post que ficou chocado com a esmagadora resposta internacional ao seu vídeo, que ele levou menos de uma hora para fazer sozinho e acumulou mais de 2 milhões de visualizações no X.
“Tem sido um pouco louco, para ser honesto”, disse Bambrick, que também faz vídeos ocasionais no YouTube sobre temas teológicos e culturais. “Nunca me tornei viral nem perto deste nível antes. Tem sido bom, mas incrivelmente positivo e incrivelmente bem recebido, o que tem sido uma verdadeira bênção.”
Bambrick disse que seu vídeo foi uma resposta ao anúncio de 60 segundos do Super Bowl da campanha ” He Gets Us “, que se descreve como um esforço para lembrar às pessoas “o exemplo que Jesus deu ao convidar todos a explorar seus ensinamentos para que possamos todos seguem seu exemplo de amor confuso e incondicional.”
O anúncio “He Gets Us” , intitulado “Foot Washing”, apresentava uma apresentação de slides de pessoas lavando os pés de outras pessoas. Alguns evangélicos de destaque questionaram o tom aparente de algumas das imagens, que incluíam manifestantes de esquerda, um padre lavando os pés de um aparente homossexual e uma mulher lavando os pés de uma mulher mais jovem do lado de fora de uma clínica de aborto enquanto proferia -life os manifestantes ao fundo os ignoraram.
O anúncio terminava com a mensagem na tela: “Jesus não ensinou o ódio. Ele lavou os pés. Ele nos pega. Todos nós.”
Andrew Walker, professor de ética e teologia pública no Southern Baptist Theological Seminary, disse em uma postagem no X que o comercial tinha “um tom esquerdista, comunicando a respeitabilidade de certos pecados em detrimento de outros em nossa cultura (embora eu não tenha certeza se o anúncio sequer comunicou que os pecados respeitáveis eram pecados).”
Bambrick disse à CP que seu vídeo ecoou intencionalmente o estilo do anúncio “He Gets Us”, em um esforço para traçar um nítido contraste com suas aparentes implicações, ao mesmo tempo em que fornece “esperançosamente uma mensagem muito melhor”. Seu vídeo apresenta retratos de cristãos que têm testemunhos proeminentes sobre como abandonaram um estilo de vida pecaminoso.
A apresentação de slides do vídeo de Bambrick inclui Kat Von D , uma tatuadora e personalidade da TV que se tornou cristã após renunciar à bruxaria; Josh Timonen , que se tornou cristão após ajudar o ateu Richard Dawkins a escrever um livro contra Deus; John Bruchalski, um abortista que se tornou obstetra/ginecologista ; e Steven Bancarz , que se arrependeu das práticas da Nova Era.
Outros retratos incluem o ex-jihadista Mohamad Faridi , o ex-membro da KKK Mike Burden , a ex-drag queen e prostituta Kevin Whitt , a ex-atriz pornô Brittni De La Mora , o ex-líder de gangue Sebastian Stakset , o ex-viciado em drogas Jeff Durbin , a ex-mulher trans-identificada Laura Perry , e a ex-ativista lésbica Rosaria Butterfield .
O anúncio termina com a mensagem: “Jesus não apenas nos pega. Ele nos salva. nós. Assim eram alguns de vocês.
“Acho que muitos cristãos que acreditam na Bíblia viram [o anúncio ‘He Get Us’] e disseram: ‘Quer saber, isso simplesmente não é um reflexo do Evangelho, e não é um reflexo do nosso coração em relação aos perdidos. , também'”, disse Bambrick. “Parecia ser quase uma condenação dos cristãos que acreditam na Bíblia. Essa foi a implicação que acho que uma pessoa razoável teria obtido ao assistir.”
Bambrick acredita que o anúncio implicava que “se a Igreja chama as pessoas ao arrependimento, se a Igreja chama as pessoas a abandonarem o pecado, isso é pregar o ódio, o que obviamente não é”.
“Isso é um ato de amor, é um ato de graça”, disse ele.
Ele disse que espera que seu vídeo mostre “o coração de Jesus” e reflita o amor que os cristãos têm por aqueles que permanecem escravizados aos seus pecados.
“Minha experiência com a maioria dos cristãos é que nós realmente amamos aqueles que estão em pecado, mas os amamos o suficiente para querer vê-los libertos dos seus pecados”, disse ele. “Nós os amamos o suficiente para querermos vê-los libertos e trazidos à novidade de vida em Cristo; abandonar seus pecados e ser salvos dele – ambos, obviamente, das consequências eternas do pecado, mas também nesta vida, quanto melhor é caminhar com Jesus”.
Bambrick disse que ficou encorajado porque muitos dos comentários que inundaram seu vídeo eram de cristãos compartilhando seus próprios testemunhos sobre como o Senhor os mudou.
“Acho que isso trouxe as pessoas de volta a algo, apenas à essência do Evangelho e também à reflexão sobre seus próprios testemunhos”, disse ele. ‘Glorioso de ver, para ser honesto – muito, muito legal que um pequeno vídeo tenha sido capaz de fazer isso para muitas pessoas.’
*publicado por The Christian Post