Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. (2 Coríntios 5:7)
A Bíblia nos ensina a viver pela fé e não pelo que vemos e sentimos; entretanto, há momentos em que Deus usa as circunstâncias para falar conosco. Por exemplo, quando Dave e eu começamos a sentir que Deus estava falando conosco sobre termos um programa de televisão, nós dois certamente não sabíamos como produzir um programa e não podíamos levá-lo ao ar sem dinheiro. Não tínhamos como conseguir dinheiro suficiente sozinhos, então Deus teve de suprir os recursos necessários. Se tivéssemos escrito para os nossos amigos e parceiros e não tivéssemos recebido a ajuda financeira, poderíamos não ter dado mais nenhum passo. Independentemente de quanta fé tivéssemos para termos um programa de televisão, também precisávamos do dinheiro. Acreditávamos que Deus havia falado no nosso coração, mas também precisávamos que Ele falasse através das circunstâncias. Precisamos saber a diferença entre fé, tolice e presunção. Seria tolo entrarmos em dívidas para ter um programa na televisão.
Suponhamos que uma mulher ore e sinta que deve ir trabalhar para ajudar nas despesas da família. Ela decide conseguir um emprego, mas tem dois filhos pequenos. Se ela não conseguir encontrar uma babá de confiança, não pode ir trabalhar. Esta é uma circunstância que Deus precisa cuidar para que ela siga em frente. Se Deus não conseguir uma babá, então ela terá de questionar seus pensamentos acerca de ir trabalhar fora. Talvez Deus esteja mostrando a ela que ficar em casa com sua família naquele momento da vida é melhor que trabalhar fora.
Andamos por fé, mas precisamos pedir a Deus para nos dar sabedoria para saber quando devemos ignorar totalmente as circunstâncias e quando devemos prestar atenção a elas, porque Deus está usando as circunstâncias para falar conosco e nos guiar.
A palavra de deus para você hoje: viva por fé, mas não seja tolo.