Jesus lhes perguntou: Filhos, vocês têm algo para comer? [Vocês pegaram alguma coisa para comer com o seu pão?] (João 21:5)
João 21 conta a história dos discípulos que pescaram a noite toda, mas não pegaram nada. Você já sentiu que estava fazendo tudo que podia e ainda assim não estava tendo um bom resultado? Se isso já lhe aconteceu, então você sabe como eles deviam estar se sentindo.
Jesus apareceu, chamou-os da praia e perguntou se eles haviam apanhado alguma coisa. Eles disseram que não. Ele lhes disse para lançarem as redes do lado direito do barco e encontrariam peixe. Eles lançaram as redes e pegaram tantos peixes que mal conseguiam recolhê-las. Esta história é um exemplo do que acontece quando seguimos a vontade de Deus, comparado ao que acontece quando seguimos a nossa própria vontade.
Quando Jesus os interrogou, Ele estava basicamente dizendo: “Vocês estão tendo algum resultado no que estão tentando fazer?” Esta é uma pergunta que precisamos fazer a nós mesmos quando não temos frutos para mostrar por todo o esforço que empregamos nos projetos em que estamos trabalhando.
Quando “pescamos” fora da vontade de Deus, é equivalente a pescar do lado errado do barco. Às vezes nos esforçamos, lutamos, trabalhamos e nos estressamos, tentando fazer algo grande acontecer. Tentamos mudar as coisas, as pessoas, a nós mesmos. Tentamos ganhar mais dinheiro em um cargo mais elevado no trabalho. Podemos trabalhar sem parar de todas essas formas e ainda não ter nada para mostrar pelo nosso esforço a não ser o nosso esgotamento.
Você tem apanhado alguma coisa ultimamente? Conseguiu alguma coisa além de ficar esgotado? Se não, talvez você esteja pescando do lado errado do barco.
A palavra de Deus para você hoje: se você pedir a ajuda de Deus e ouvir a Sua voz, Ele lhe dirá onde você deve lançar a sua rede.