Então Jesus foi conduzido (guiado) pelo Espírito [Santo] ao deserto (deserto) para ser tentado (testado e provado) pelo diabo. E Ele ficou sem comer por quarenta dias e quarenta noites, e depois teve fome.- Mateus 4:1-2 (AMPC)
Depois de Jesus ter passado por um jejum de 40 dias, Satanás se aproximou dele com três ofertas tentadoras. O diabo veio até Jesus quando ele estava fraco e com fome. É natural presumir que o Senhor ficou fisicamente enfraquecido depois de ficar sem nutrição por um período tão longo de tempo, então, é claro, a primeira oferta do diabo envolveu comida. Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras sejam transformadas em pães (Mateus 4:3 AMPC).
Mais tarde, Jesus realizou vários milagres que incluíam comida, como transformar o almoço de um menino em peixe e pão suficientes para alimentar cinco mil pessoas e, em outro momento, para alimentar quatro mil. Todos os milagres de Jesus foram para o bem dos outros. Ele nunca realizou milagres para si mesmo ou para satisfazer qualquer necessidade própria. Essa é uma lição importante que aprendemos com Sua tentação.
O diabo então levou Jesus ao topo de uma montanha e mostrou-lhe as nações da terra. Ele disse, com efeito: “Você pode ter tudo em troca de um ato leve e facilmente desculpável. Adore-me – apenas uma vez – e você poderá ter tudo.” Posso até imaginar o diabo dizendo: “Está tudo bem; Deus entenderá. Você está tão fraco agora.
Era como se Satanás dissesse: “Você vai governar tudo de qualquer maneira. Este é apenas um atalho.” Ele deu a entender que através de um simples ato de adoração, Jesus poderia evitar a rejeição, o sofrimento e até mesmo a horrível morte na cruz. E de qualquer forma, Ele alcançaria o mesmo objetivo.
Por mais atraente que a oferta possa parecer, Jesus a recusou. Ele reconheceu a mentira deliberadamente elaborada e Jesus nunca hesitou. O mundo seria conquistado para Deus, mas seria conquistado pelo caminho do sacrifício e da obediência. O caminho da cruz seria o caminho de Jesus para a vitória.
Mais uma vez, Jesus nos ensina que o Seu caminho não é o fácil. Em vez disso, devemos seguir o caminho certo. Sempre que o diabo tenta nos convencer de que existe um caminho mais fácil — um que tornará a vida melhor para nós — sabemos que não queremos ouvir.
À medida que lemos a história, a escolha parece óbvia. Mas suponha que você estivesse naquele deserto por quarenta dias e quarenta noites sem comida e água. Suponha que você tenha enfrentado tentações tão grandes. Suponha que o diabo tenha sussurrado em seu ouvido: “Só desta vez e ninguém saberá”.
Esta é uma das mentiras mais sutis do inimigo. Ele não apenas tenta você a ceder e receber as coisas que gostaria de ter, mas também faz com que tudo pareça simples e fácil: “Basta fazer uma coisa e será tudo seu”.
Deus nunca trabalha dessa maneira. Ele quer que você tenha o melhor e apenas o melhor, mas isso tem que acontecer da maneira certa.
No final dos relatos da tentação, Mateus insere uma declaração poderosa. Em cada tentação, Jesus venceu porque confiou na Palavra de Deus para obter Sua força. E o diabo não poderia lutar contra a Palavra. Finalmente, Mateus registra: Então o diabo se afastou dele, e eis que vieram anjos e o serviram (Mateus 4:11 AMPC).
A sabedoria que se extrai dessa experiência é poderosa. Mesmo depois de você ter sido espancado e tentado, Deus não o abandona. Ele permanece com você para confortá-lo, ministrar às suas necessidades e encorajá-lo. Nunca se esqueça de que Ele está tão perto de você quanto a menção do Seu nome. Ele nunca deixará você e nem o abandonará.
Oração do Dia: Senhor Jesus, obrigado por conquistar a vitória sobre o diabo. Obrigado por não ouvir Satanás e por permanecer na Palavra de Deus em meio a todas as tentações. Senhor, em Teu nome, oro por sabedoria e força para derrotar o mesmo inimigo quando ele me tenta, amém.