Grande paz têm os que amam a Tua lei. (Salmos 119:165)
Escrevi várias vezes neste devocional sobre o fato de que Deus às vezes nos guia por meio das circunstâncias. Isso certamente é verdade, mas precisamos ser equilibrados quando procurarmos ouvir e obedecer à Sua voz por meio das circunstâncias. Não recomendo usar apenas as circunstâncias para discernir a vontade de Deus; devemos também considerar a paz e a sabedoria, que já mencionei neste livro. Essas são as principais maneiras de ouvirmos Deus, e nunca devemos ignorá-las. Uma circunstância pode parecer uma porta aberta, mas não devemos passar pela porta a não ser que tenhamos paz.
Seguir somente as circunstâncias pode nos colocar em problemas de verdade. Satanás pode arranjar circunstâncias tanto quanto Deus, porque ele tem acesso à esfera natural em que vivemos. Portanto, se seguirmos apenas as circunstâncias, sem considerar outras formas de ouvirmos Deus, podemos cair no engano.
Sabemos que não podemos ir contra a Palavra de Deus. Precisamos ser guiados pela paz e andar em sabedoria. É fácil fazer uma rápida “checagem interior” para testar o nível de paz em nosso coração antes de permitir que as circunstâncias nos dirijam. A maneira mais segura de ouvir Deus é combinar princípios bíblicos de ser guiado pelo Espírito e permitir que eles sirvam como um método de checagem um para o outro. É sempre melhor considerar todo o conselho da Palavra de Deus e nunca simplesmente tentar encontrar partes dela que concordem com o que você gostaria.
A palavra de Deus para você hoje: Sempre siga a paz quando for tomar decisões.