Deixe aqueles que são sábios entenderem essas coisas. Deixe que aqueles que têm discernimento ouçam com atenção. Os caminhos do Senhor são verdadeiros e retos, e os justos vivem andando neles.- Oséias 14:9 (NLT)
A vida é mais do que aparenta – especialmente o olho natural. As coisas nem sempre são o que parecem ser, por isso devemos aprender a ter discernimento. Definido de forma simples, discernimento é compreensão espiritual, e desenvolvê-lo requer prática. À medida que crescemos na nossa compreensão da Palavra de Deus e no nosso relacionamento com Ele, também crescemos na nossa capacidade de discernimento.
Para viver pelo discernimento, devemos prestar atenção ao nosso coração. Devemos saber quando não nos sentimos bem sobre alguma coisa. Por exemplo, digamos que um empresário esteja procurando um determinado tipo de negócio há algum tempo e uma oportunidade para tal finalmente se apresente. Enquanto ele analisa a papelada, o acordo parece sólido. Mas quando ele começa a orar para fechar o acordo, ele sente que não deveria fazê-lo. Mesmo que tudo pareça estar em ordem, ele simplesmente não tem tranquilidade quanto ao acordo. Quanto mais ele ora, mais sente que não deveria fazer negócios com as pessoas envolvidas no negócio. Este homem está olhando além dos elementos naturais do acordo e usando seu discernimento.
A melhor maneira de ajudá-lo a aprender a viver pelo discernimento é oferecer este conselho simples: Se você não se sente bem em relação a algo em seu coração, não faça isso. Você poderá descobrir mais tarde por que não se sentiu bem com isso, mas talvez não. De qualquer forma, você pode ficar em paz sabendo que usou seu discernimento em vez de tomar decisões com base em sua mente, em suas emoções ou em circunstâncias naturais. O discernimento é um dom precioso de Deus que o ajudará a evitar muitos problemas na vida se prestar atenção a ele.
Oração do Dia: Deus Pai, por favor, dê-me discernimento, compreensão espiritual e orientação enquanto continuo a crescer em meu relacionamento com Você, amém.