Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito. (João 19:30)
Quando Jesus falou na cruz, dizendo “Está consumado”, Ele queria dizer que o sistema do legalismo estava acabado, que agora, não apenas os sumos sacerdotes religiosos podiam entrar na presença de Deus, mas que todas as pessoas podiam desfrutar da Sua presença, falar com Ele e ouvir a Sua voz.
Antes de Jesus morrer por nós, a única maneira de receber as promessas de Deus era vivendo uma vida perfeita e sem pecado (sendo muito legalista) ou oferecendo um sacrifício de sangue pelo pecado, o sacrifício de animais mortos. Quando Jesus morreu e pagou pelos pecados da humanidade com o Seu próprio sangue, Ele abriu um caminho para cada pessoa desfrutar da presença de Deus. Quando Jesus disse “Está consumado”, Ele nos convidou a uma vida de liberdade em vez de medo. Uma vida em que podemos ser guiados pelo Espírito Santo em vez de por regras e regulamentos. Pessoas comuns que não fazem tudo certo o tempo todo podem agora entrar livremente na presença de Deus.
A libertação do legalismo não é um chamado à ilegalidade ou à preguiça. É uma responsabilidade dada a cada um de nós de aprendermos a Palavra de Deus e ouvirmos Deus por nós mesmos, pois foi isso que Deus sempre quis desde o princípio dos tempos.
A palavra de Deus para você hoje: Deus o ama e quer que você desfrute a sua vida.