Portanto, não se preocupe nem fique ansioso com o amanhã, pois o amanhã terá suas próprias preocupações e ansiedades. Basta para cada dia o seu próprio problema.- Mateus 6:34 (AMPC)
Todo crente tem a responsabilidade de viver corretamente, de ser um cumpridor da Palavra, e não apenas um ouvinte. Motivados pelo temor reverencial do Senhor, podemos aprender a viver com cuidado e começar a fazer a diferença no mundo em que vivemos. Você e eu precisamos ter cuidado com o que permitimos entrar em nosso espírito e como vivemos nossas vidas. Provérbios 4:23 diz para guardarmos o nosso coração com toda diligência porque dele flui a fonte da vida. Acredito que devemos ter uma atitude cuidadosa sobre como vivemos, não de forma casual ou descuidada. Precisamos ter cuidado com o que assistimos, o que ouvimos, o que pensamos e quem são nossos amigos.
Não estou dizendo que precisamos viver de acordo com os ditames rígidos e exigentes do homem. Tive um relacionamento muito legalista com Deus durante anos e era infeliz, então a última coisa que quero fazer é ensinar o legalismo. O que estou dizendo é que não devemos fazer concessões. Deveríamos reconhecer a nossa responsabilidade como cristãos de viver as nossas vidas de tal forma que os incrédulos sejam atraídos a Deus pelo nosso comportamento.
Tiago 4:17 (AMPC) diz: …qualquer pessoa que sabe o que é certo fazer, mas não o faz, para ela isso é pecado. Por outras palavras, se estamos convencidos de que algo está errado, então não devemos fazê-lo – mesmo que vejamos centenas de outras pessoas a fazê-lo e a sobreviver. Eles podem parecer estar conseguindo sobreviver, mas, mais cedo ou mais tarde, todos colheremos o que plantamos.
Sabemos que preocupação e ansiedade não são características de um cristão piedoso. No entanto, muitos cristãos se preocupam. Você pode optar por se preocupar ou pode rejeitar a preocupação e optar por viver com alegria e paz. A maioria das pessoas não quer ouvir essa mensagem e parece encontrar um estranho conforto em pensar que a preocupação está além do seu controle. Não é. A preocupação é realmente uma escolha e é um pecado contra Deus.
Desde que estou na igreja, acho que nunca ouvi ninguém fazer essa afirmação. Mas é pecado. É chamar Deus de mentiroso. Está dizendo que Deus não é suficientemente capaz de cuidar de você e suprir suas necessidades. A fé diz: “Deus pode fazer isso”. A preocupação diz: “Deus não é capaz de me ajudar”.
Quando você se preocupa, você não apenas chama Deus de mentiroso, mas também permite que o diabo encha sua mente com pensamentos ansiosos. Quanto mais você se concentra nos problemas, maiores eles se tornam. Você começa a se preocupar e pode até acabar em desespero.
Pense nas palavras do grande apóstolo: Tenho força para todas as coisas em Cristo que me capacita [estou pronto para tudo e igual a qualquer coisa através dAquele que infunde força interior em mim; Sou autossuficiente na suficiência de Cristo] (Filipenses 4:13 AMPC). Ou pense nas palavras do salmista: Entregue o seu caminho ao Senhor [role e deposite sobre Ele cada cuidado de sua carga]; confie (apoie-se, confie e tenha confiança) também Nele e Ele fará com que isso aconteça (Salmos 37:5 AMPC).
Jesus disse aos Seus discípulos para não ficarem ansiosos e, como citado acima, não se preocuparem com o amanhã. Mas Ele fez mais do que ensinar essas palavras; Ele os viveu: E Jesus lhe respondeu: As raposas têm tocas e as aves do céu têm alojamentos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mateus 8:20 AMPC). Isso não foi uma reclamação, mas um simples fato da vida. Jesus confiou na provisão de Seu Pai para Ele mesmo quando não sabia onde dormiria ou o que comeria.
Jesus ensinou que não devemos nos preocupar com nada na vida. Ele não estava falando sobre planejar e pensar no futuro. Ele estava dizendo que algumas pessoas nunca agem porque o medo as impede. Eles sempre podem lhe dizer 10 coisas que podem dar errado em cada plano. Jesus quer que vivamos uma vida livre de estresse. Se você está preocupado com o que pode acontecer, você está impedindo Deus de trabalhar em sua vida.
Ouvi falar de um casal cuja filha foi diagnosticada com uma doença grave que não era coberta pelo seguro. Os pais estavam lutando para pagar todas as contas médicas. Sem saber mais o que fazer, os dois foram para o quarto para orar por um longo período. Depois o marido disse: “Foi realmente muito simples. Sou um servo de Deus. Minha responsabilidade é servir meu Mestre. Sua responsabilidade é cuidar de mim”.
No dia seguinte, os médicos disseram-lhes que a filha era elegível para fazer parte de uma cirurgia experimental e que todas as despesas seriam pagas. A esposa sorriu e disse: “Deus é o responsável, não é?” Que testemunho de sua fé e confiança em Deus, que permanece fiel e responsável em todos os momentos e em todas as coisas. Deus não faz acepção de pessoas. O que Ele faz por um, Ele fará por outro (ver Romanos 2:11). Eu encorajá-lo a parar de se preocupar e começar a confiar Nele.
Início da Oração: Senhor Deus, eu sei que a preocupação é um pecado contra Ti. Em nome de Jesus, ajude-me a superar todas as ansiedades e preocupações e permita-me confiar em Ti para suprir todas as necessidades que tenho.