Portanto, sejam pacientes, irmãos, [enquanto esperam] até a vinda do Senhor. Veja como o agricultor espera com expectativa a preciosa colheita da terra. [Veja como] ele mantém sua paciente [vigília] sobre ele até que receba as primeiras e as últimas chuvas.- Tiago 5:7 (AMPC)
“A gratificação instantânea demora muito”, disse meu amigo e riu. Ela estava parada na frente do micro-ondas. Ela ajustou o cronômetro para 90 segundos para aquecer o café. Seu dedo do pé bateu enquanto ela esperava impacientemente.
Sorri enquanto observava, mas então percebi que fomos estragados pela palavra instante em nossas vidas hoje. Temos aprovação de crédito instantânea, aveia instantânea e amor instantâneo. Tentamos prender Deus na mesma maneira de pensar. “Deus, dê-me agora”, oramos. Ou se não usarmos essas palavras, é isso que queremos dizer.
Uma das coisas que aprendi em meus anos de estudo da Bíblia é que não podemos apressar o Senhor. Ele faz as coisas em Seu tempo. Em meditações anteriores, já mencionei as longas esperas que Abraão e José completaram. Moisés fugiu para o deserto depois de matar um homem e esperou quarenta anos até que Deus lhe desse um tapinha no ombro. Raquel orou durante anos para ter um filho, e Ana também, antes que Deus lhes respondesse.
Quando Deus enviou Ananias para orar pelo cego Saulo (mais tarde chamado de Paulo), o Senhor disse: “. . . Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, dos reis e dos descendentes de Israel” (Atos 9:15). Depois de ser curado, Paulo saiu imediatamente e pregou à realeza? Anos se passaram antes que Deus cumprisse essa promessa. Nenhuma gratificação instantânea aí.
Muitas pessoas ficam impacientes na espera e, claro, o diabo usa isso para zombar e dizer: “Deus não vai fazer o que prometeu. Se Ele fosse fazer isso, Ele já teria feito isso agora.”
Ao refletir sobre a questão da impaciência humana, percebi que a impaciência é fruto do orgulho. Os orgulhosos parecem não conseguir esperar por nada com uma atitude adequada. É como se eles gritassem: “Eu mereço – e mereço agora mesmo”.
Quero destacar duas coisas das palavras de Tiago 5:7. Primeiro, Deus não diz: “Seja paciente se esperar”, mas “Seja paciente enquanto espera”. Ele usa o belo exemplo dos agricultores. Eles preparam o solo e plantam as culturas, e depois vem a espera. Eles sabem que no tempo de Deus as colheitas produzirão e também percebem que a época de cultivo do tomate é diferente da do trigo.
Em segundo lugar, precisamos aproveitar a vida agora — agora mesmo, enquanto esperamos. Muitas pessoas reclamam de perder tempo (é assim que falam em esperar). Em vez de ficar andando de um lado para o outro e reclamando sobre quanto tempo temos que esperar na fila do supermercado ou sobre o congestionamento na via expressa, e se você dissesse: “Obrigado, Deus. Posso desacelerar agora. Posso aproveitar esse momento. Cada segundo da minha vida não precisa ser produtivo ou trazer resultados.”
O salmista disse desta forma: “Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem e me perseguem” (Salmos 31:15). Esta foi a oração de um homem em situação desesperadora. Seus inimigos queriam matá-lo. Mesmo assim, ele não entrou em pânico, mas disse: “Meu tempo está em Suas mãos”.
Não é assim que Deus quer que você viva? Sua vida e seu tempo estão nas mãos de Deus. Não significa então que se você estiver enfrentando atrasos e tiver que esperar, Deus sabe? Ele é Aquele que controla o relógio da vida. “Meus tempos estão em Suas mãos.” É assim que Deus quer que você viva — e aproveite o tempo de espera. Não se concentre apenas em receber ou seguir em frente. Concentre-se em aproveitar os momentos que Deus lhe deu para relaxar e aproveitá-los como um presente do próprio Deus.
Oração do Dia: Deus, fico impaciente e quero respostas instantâneas às orações e soluções para os meus problemas. Mas esse não é o seu caminho. Meus tempos estão em Suas mãos. Em nome de Jesus Cristo, ajude-me a aproveitar o tempo de espera e a lembrar-me de que estou esperando por Você — e a espera sempre vale a pena, amém.