Então o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer?” (Gênesis 18:17)
Talvez ninguém seja citado como “amigo de Deus” com mais frequência do que Abraão. Enquanto a Bíblia se refere a Davi como um “homem segundo o coração de Deus” e a João como “o discípulo a quem Jesus amava”, Abraão tem a distinta honra de ser chamado de amigo de Deus em mais de um lugar nas Escrituras.
Quando Deus decidiu exercer juízo sobre a maldade do povo de Sodoma e Gomorra, Ele disse a Abraão o que pretendia fazer.
Em uma amizade, as pessoas dizem umas às outras o que vão fazer. Pelo fato de Deus considerar Abraão Seu amigo, disse a ele o que ia fazer — assim como você diria ao seu amigo. Quando Abraão ouviu falar sobre a devastação que Deus pretendia liberar contra Sodoma e Gomorra, “Abraão aproximou-se dele e disse: ‘Exterminarás o justo com o ímpio?’” (Gênesis 18:23). Assim como Deus compartilhou os Seus planos com Abraão porque eles eram amigos, Abraão “aproximou-se” de Deus e falou abertamente e com ousadia sobre os planos Dele — porque eles eram amigos. Eles tinham um relacionamento em que podiam se comunicar livremente; podiam falar abertamente. O tipo de intimidade que Abraão tinha com Deus é fruto da segurança que ele sentia no Seu amor.
Deus quer ser seu amigo também — falar com você e ouvir o que você tem a lhe dizer. Comece hoje a aceitar de uma maneira totalmente nova o fato de que você é amigo de Deus e pode se aproximar Dele como tal.
A palavra de Deus para você hoje: desenvolva um relacionamento com Deus no qual você pode falar livremente com Ele e ouvir com facilidade o que Ele lhe disser.