O projeto Mostra Cine.Com realiza, no próximo sábado (22), a partir das 17h, a segunda atividade do ano, desta vez na avenida Nepal, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. O objetivo é levar a crianças e adolescentes de baixa renda a experiência de assistir filmes por meio das grandes telas, de forma gratuita. A ação também acontece em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado na última quarta-feira (19).
A coordenadora da Mostra, Saleyna Borges, explicou que a iniciativa vai acontecer em parceria com o movimento “Nepal Vive”, um projeto que incentiva a cultura local no bairro. Durante o evento, além da projeção dos filmes, a comunidade vai participar de palestras sobre a produção audiovisual no Amazonas.
“Esse movimento é importante porque aproxima os jovens, dando oportunidade para que cada um apresente a sua arte, a sua cultura, mas também possibilita que a comunidade tenha acesso a outros movimentos. E nós vamos levar a força do audiovisual amazonense, mostrando como os nossos artistas podem contribuir não só com a sétima arte, mas também para a geração de emprego e renda”, enfatizou Borges.
A estrutura será montada próximo ao campo São Pedro, a partir das 17h, e será aberta ao público de todas as idades. Também haverá distribuição de pipoca e refrigerante.
A Mostra Cine.Com é fomentada pelo Ministério da Cultura e Prefeitura de Manaus, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Produções amazonenses
Com temáticas relacionadas ao meio ambiente, cultura indígena e demais questões sociais, o projeto conta com a exibição de 10 curtas-metragens, todos criados e dirigidos por artistas amazonenses. A faixa etária é livre para todas as idades e as obras contam com recursos de acessibilidade.
Entre elas estão: “Se Não”, de Moacy Freitas; “Jamary”, de Begê Muniz; “Nas asas do condor”, de Cristiane Garcia; “Castanho”, de Adanilo; “Jiupá”, de Márcio Nascimento; dentre outros. As obras foram selecionadas por meio de curadoria especializada, realizada pelo produtor audiovisual Thiago Morais. A mostra terá duração de 1h30.
“No último sábado levamos a Mostra para o bairro Morro da Liberdade e foi um sucesso com o público. Por isso, a nossa ideia é levar esse trabalho a outros bairros de Manaus para divulgar o talento dos nossos artistas”, enfatizou Saleyna Borges.
Em julho, o projeto fará uma atividade na Maloca dos Povos Indígenas do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus.