O Framboesa de Ouro revelou os “vencedores” de sua edição de 2023, elegendo Blonde como o pior filme do ano passado. A cinebiografia de Marilyn Monroe lançada pela Netflix também levou o prêmio de pior roteiro, para Andrew Dominik.
Blonde empatou com Elvis e Morbius como o longa mais premiado da edição – ambos também levaram duas estatuetas cada um. No caso do longa de Baz Luhrmann, foram os prêmios de pior ator coadjuvante (Tom Hanks) e pior casal (Tom Hanks e sua cara cheia de látex); já Morbius levou pior ator (Jared Leto) e pior atriz coadjuvante (Adria Arjona).
Outro destaque da noite foi a organização do Framboesa de Ouro dando para si mesma o prêmio de Pior Atriz de 2022. A surpresa veio após a premiação sofrer críticas por indicar uma atriz de 12 anos de idade (Ryan Kiera Armstrong, de Chamas da Vingança) na categoria – o Framboesa retirou a indicação de Armstrong e deu o prêmio para si mesmo como forma de “penitência”.
Por fim, o único prêmio positivo da noite foi para Colin Farrell. Trata-se do Redeemer Award, que o Framboesa dá para profissionais que provam o seu talento mesmo após receberem uma indicação ao prêmio dos piores do ano – no caso, Farrell foi indicado a pior ator por Alexandre, e hoje concorre ao Oscar por Os Banshees de Inisherin.
Confira a lista completa de vencedores do Framboesa de Ouro 2023:
- Pior filme: Blonde
- Pior atriz: O próprio Framboesa de Ouro
- Pior ator: Jared Leto, por Morbius
- Pior remake, cópia ou sequência: Pinóquio
- Pior atriz coadjuvante: Adria Arjona, por Morbius
- Pior ator coadjuvante: Tom Hanks, por Elvis
- Pior casal: Tom Hanks e sua cara cheia de látex, em Elvis
- Pior direção: Colson Baker (Machine Gun Kelly) & Mod Sun, por Tenha um Bom Luto
- Pior roteiro: Andrew Dominik, por Blonde
*Com informações: Omelete