A criatividade dos foliões amazonenses marcou o Concurso de Fantasias e Máscaras, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte da programação do “Carnaval na Floresta”. O evento aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no bairro Crespo, zona sul da capital.
O evento reuniu 55 candidatos, que desfilaram suas produções para uma plateia animada. De acordo com o secretário executivo da pasta, Cândido Jeremias, o evento é importante para resgatar tradições do Carnaval e fomentar a economia criativa.
“A ideia é trazer, depois de dois anos da não realização por causa da pandemia, a tradição dos bailes de fantasias de antigamente e envolver a geração de emprego e da economia criativa e da cultura aos artistas que elaboram suas fantasias com sustentabilidade”, ressaltou o secretário executivo.
Categorias e premiações
O Concurso de Fantasias Adulto contou com seis categorias: Luxo Masculino, Luxo Feminino, Originalidade Masculina, Originalidade Feminina, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Melhor Idade (a partir de 60 anos).
Quanto às premiações, o evento contemplou, com valores que variam de R$ 400 a R$ 7 mil, os três primeiros colocados de cada categoria nas modalidades Adulto, Melhor Idade e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Na modalidade Melhor Máscara, apenas o primeiro lugar nas duas categorias, Originalidade e Luxo.
Os concorrentes foram julgados por uma comissão de jurados indicados pela Secretaria de Cultura.
A competição começou com a categoria Originalidade Feminino, reunindo oito concorrentes. O 1º lugar foi para Roseane Gomes, com a fantasia intitulada “Reciclando a Reciclagem”.
“É a primeira vez que eu estou participando desse concurso e não imaginava ser campeã”, disse Roseane.
A categoria Originalidade Masculino teve nove competidores, que apresentaram trabalhos com temáticas variadas. O grande vencedor foi Breno Serdeira que estava fantasiado como “Mapinguari”.
Na sequência, a categoria Luxo Feminino contou com sete concorrentes desfilando fantasias com pedrarias e plumas. A melhor colocada foi Carine Suelen, com “Cisne Rosa”.
Com seis competidores, a categoria Luxo Masculino apresentou produções grandiosas e teve como melhor colocado Marcelo Alcântara como “Poseidon”.
“Nesse ano eu completo o sétimo ano ganhando o primeiro lugar. E é uma felicidade muito grande, a realização do governo prestigiar a gente. A gente passou dois anos sem Carnaval, para quem é artista e ama o Carnaval, a gente esperava isso como nunca”, relatou o campeão.
Na categoria da Melhor Idade, sete candidatos participaram apresentando muita criatividade. O vencedor foi José Machado de Souza como “Senhor das Galáxias”.
Máscaras
A modalidade Máscara, que premia apenas o primeiro colocado, teve seis participantes na categoria Originalidade. O vencedor foi Marcos Sado como “Frigideira”.
Já na categoria luxo, que contou com também seis concorrentes, o destaque foi para Leonardo Vasconcelos como “Iemanjá”.
A última categoria de Fantasias a desfilar foi a de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, trazendo três casais na disputa. O primeiro lugar foi para Luan Vieira e Silvia Ribeiro, da Unidos do Alvorada.
“Já é a segunda vez que a gente participa do concurso. E a primeira vez recebendo um prêmio. Estou muito feliz, muito realizado de estar representando a minha escola, a minha comunidade. Acho maravilhoso o incentivo para todo mundo fazer sua fantasia e vir aqui brincar”, afirmou Luan.