O exercício da liderança em uma empresa nem sempre é fácil e requer muita responsabilidade, afinal, bons líderes conseguem inspirar colaboradores a darem o melhor de si. Posições de liderança requerem ações e atitudes à altura e duas delas são fundamentais: confiança e respeito.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente de uma hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, é preciso que os colaboradores confiem nos líderes. Para isso, quem está na liderança precisa mostrar que é confiável. “Como geramos confiança? Cumprindo o que foi prometido. Ou seja, o que nos propomos a fazer, fazemos. Se estabelecemos prazos, cumprimos ou no mínimo avisamos que não será possível cumprir”, orienta.
Para Carla, é fundamental que os colaboradores saibam que podem confiar em quem os lidera. “Apenas desta forma eles nos verão como líderes melhores. É como uma relação entre pais e filhos”, afirma.
A executiva também ressalta a importância de haver confiança dos líderes em relação aos liderados. “Trata-se de uma relação mútua e, em muitos casos, a confiança terá que ser exercitada às cegas. O que é preciso fazer é delegar funções, confiar e acompanhar”, diz Carla Martins.
Outro ponto importante mencionado por ela é com relação ao respeito. “O líder deve respeitar o colaborador para ter o respeito dele. Um dos pontos que inspira é a coragem do líder em mostrar novos caminhos e ser melhor, além do modo de tratar, falar e escutar. Naturalmente qualquer relacionamento fica muito melhor quando há respeito, pois as pessoas vão se sentir mais felizes e respeitadas”, avalia a executiva.
“Gosto sempre de lembrar que ninguém sabe como será o dia de amanhã. Ninguém sabe se continuará líder ou empresário para sempre, então precisamos tratar todo ser humano com muito carinho e respeito, pois isso fará diferença em nossa trajetória”, finaliza Carla Martins.
Confira cinco situações em que um líder pode demonstrar respeito pelos seus liderados:
- Ouvindo ativamente opiniões e mantendo as portas da comunicação abertas
- Reconhecendo e valorizando os resultados alcançados pela equipe
- Delegando tarefas e responsabilidades
- Oferecendo feedback construtivo de forma respeitosa
- Entendendo que deve haver equilíbrio entre vida pessoal e profissional e respeitando prazos e horários combinados