Estudantes finalistas do ensino médio, do Centro Educacional Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona Sul, visitaram na manhã desta quinta-feira (1º), a fábrica de bicicletas da Caloi Norte, no Distrito Industrial.
A visita foi realizada no âmbito dos projetos “Zona Franca de Portas Abertas” e “Suframa nas Escolas”. O primeiro, realizado em parceria com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e cujo objetivo é oferecer opções de visitas guiadas às plantas fabris que integram o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, explica que a proposta do projeto possui um caráter técnico-científico e pedagógico, uma vez que o conhecimento dos processos produtivos contribui para estimular a vocação profissional e levar o estudante a vislumbrar opções relacionadas ao seu desenvolvimento profissional.
“É uma chance significativa para os jovens verificarem in loco o ambiente fabril, as linhas de produção, os produtos fabricados, conhecer um pouco da cultura organizacional da empresa. É uma janela de oportunidades para despertar interesses em alguma carreira, bem como capacita o jovem a ter argumentos para ser um defensor do modelo ZFM”, salienta Polsin.
O professor de língua portuguesa da escola, Wildson Monte, salientou que a instituição também participou do Suframa nas Escolas (outro projeto da Autarquia), pelo qual os estudantes ouviram uma palestra com informações essenciais sobre o modelo ZFM e a atuação da Suframa.
“Acredito que essa visita complementa e concretiza o que eles ouviram na palestra. Visitas como essas podem ter um grande impacto na vida e no futuro dos alunos”, observou.
Durante a visita, cerca de 30 alunos do Centro Educacional Tempo Integral Gilberto Mestrinho conheceram um pouco da história da marca líder do mercado de bicicletas no Brasil, desde que iniciou suas atividades no Brasil, em São Paulo, em 1945, até a sua instalação em Manaus, em 1975. Aprenderam também sobre os novos equipamentos, tecnologias e materiais utilizados para produzir os mais novos modelos da Caloi. Por fim, visitaram o museu da bicicleta, com modelos antigos produzidos ao longo dos anos de funcionamento da fábrica.
“Agradecemos a todas as empresas que participaram e abriram as portas para receber esse primeiro ano do projeto”, frisou Polsin.
Parcerias
O Zona Franca de Portas Abertas conta com a parceria dos órgãos de turismo locais, como a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), responsável pela viabilização do AmazonBus, transporte especial que conta com vista panorâmica utilizado no city tour da cidade, proporcionando um atrativo adicional para os visitantes. No caso da visita, o ônibus permitiu aos alunos viver a experiência de um passeio turístico exclusivo – desde a saída da escola até a fábrica – reforçando o caráter pedagógico do projeto.
Outros parceiros da iniciativa são: Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (ABAV-AM) e Cooperativa dos Guias Turísticos do Amazonas.