A Professora Doutora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Tayana Uchôa Conte, é a primeira docente da América Latina a ser premiada com o Distinguished Education Award ), que é conferido anualmente a profissionais por suas contribuições excepcionas e/ou contínuas para o ensino de engenharia de software, sendo concedido pela Comunidade Técnica de Engenharia de Software (Technical Community on Software Engineering), da IEEE Computer Society, a maior organização profissional do mundo dedicada à Ciência da Computação.
O prêmio será entregue na Conferência Internacional de Engenharia de Software (ICSE 2023) – International Conference on Software Engineering, que acontecerá em Melbourne, na Austrália, de 14 a 20 de maio deste ano. O evento acontece desde 1975 e oferece um fórum onde pesquisadores, profissionais e educadores se reúnem para apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências, experiências e problemas no campo da engenharia de software.
Segundo o comitê que julgou as nomeações para o prêmio, a Profa. Dra. Tayana receberá o prêmio em “reconhecimento ao seu impacto na educação de estudantes em engenharia de software em todos os níveis (graduação, mestrado, doutorado). Sua prática e pesquisa no ensino de engenharia de software vêm influenciando o Brasil e a América do Sul há muito tempo e, mais recentemente, está tendo impacto na Europa e em outros países internacionais”.
A Profa. explica a importância de receber essa honraria, que nos anos anteriores foi concedida a professores/pesquisadores com reconhecimento internacional na área de Engenharia de Software. “Pessoalmente, ainda nem estou acreditando que fui premiada. A lista dos premiados dos anos anteriores é composta de nomes que cito em tantas aulas e artigos. Eu pensava que seria impossível ganhar este prêmio. Foi uma grande amiga, também professora e pesquisadora, Dra. Sabrina Marczak (PUC-RS), que acreditou e resolveu submeter a proposta para nomeação. Sou muito grata a ela por essa visão! ”.
Tayana Conte acredita que esse prêmio é mais um exemplo de como as mulheres podem contribuir para o mundo da tecnologia, “este é um prêmio importantíssimo e eu acredito representar vários grupos: as mulheres, as professoras, o Brasil, a América Latina. Isto é muito importante para todos e todas notarem que fazemos um trabalho excelente, reconhecido internacionalmente, aqui no Brasil”, concluiu a professora, afirmando, ainda, que participará de forma presencial da cerimônia de premiação, que acontecerá durante a ICSE 2023.