O Centro de Ensino Literatus iniciou a semana com ações de prevenção e combate ao bullying. A intenção é engajar alunos e colaboradores para que a instituição seja sempre um ambiente de acolhimento e segurança. A iniciativa do Literatus acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril).
O bullying é caracterizado por agressões intencionais e repetitivas de forma física, verbal, virtual, social e psicológica, contra uma pessoa. Intimidar, chantagear, caluniar e perseguir alguém por causa de religião, cabelo, peso, altura e orientação sexual são exemplos de bullying.
“Os nossos alunos compõem um público muito diversificado, incluindo desde o adolescente de 16 anos até o idoso, então, é importante realizarmos esse trabalho de conscientização, continuamente. A diversidade torna a nossa sociedade mais rica, mais inclusiva e humanizada”, destaca a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha.
Palestras, rodas de conversa e informativos fazem parte das ações da instituição. Além disso, alunos do curso Técnico em Enfermagem também produziram materiais audiovisuais para exercitarem o que aprenderam em sala de aula.
“A atividade foi realizada com a turma de estágio em Neuropsiquiatria. Durante uma semana, o grupo se dedicou ao tema e a como identificar os sinais de bullying”, disse a enfermeira Jessica Martins.
Responsável pela ação, a professora explica que iniciativas como essa são essenciais para a formação profissional dos alunos, pois contribuem para no atendimento ao paciente que está lidando com traumas e problemas gerados pelo bullying, como depressão e ansiedade.