A mais nova turma de formados em bacharelado de direito noturno do Centro de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) homenageou na noite de ontem (14), autoridades militares e do direito amazonense em sua cerimônia de colação de grau. Os eleitos são o paraninfo da turma, Secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, Coronel Fabiano Bó que na ocasião representou o governador do Amazonas, Wilson Lima e o patrono da turma, deputado federal, Capitão Alberto Neto homenageado pela turma composta de 35 novos bacharéis de direito.
Para Alberto Neto, deputado federal e patrono da turma, a homenagem muito emocionou o parlamentar que viu nesta turma de direito do Ciesa uma esperança de dias melhores no enfrentamento de injustiças que assolam o país. “O que move vocês? Porque decidiram entrar na faculdade de direito? Iniciei meus agradecimentos a turma com essas perguntas que despertam a nossa reflexão. Vivemos tempos sombrios e de injustiça social e vejo que esta turma que forma agora possui sede de justiça. Eles enfrentaram um dos momentos mais difíceis de nossa história que foi a pandemia de Covid-19, mas conseguiram se superar e são uma turma brilhante, com fome e sede de justiça para iluminar e escuridão”, destacou Alberto Neto.
O paraninfo da turma, Secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, Coronel Fabiano Bó, exaltou a garra de vencedores da turma de direito formada e falou da formação que vai além de um diploma. “A formação em direito que os graduados receberam não é somente um diploma, mas sim uma ferramenta poderosa para promover a paz, a igualdade e o respeito às leis”, ressaltou o Cel Fabiano Bó em seu discurso como paraninfo da turma.
O presidente da Comissão de formatura, Pedro Côrtes, explicou que o critério de escolha tanto do paraninfo quanto do patrono são os relevantes serviços que estas duas autoridades prestam ao estado do Amazonas, mas principalmente seus compromissos e presença marcante em suas atuações públicas nos cargos que ocupam. “O nosso patrono Alberto Neto se destaca pelo compromisso com a educação de qualidade no cenário nacional e amazonense, além de ser um jurista que admiramos. Foi uma honra tê-lo conosco, juntamente com nosso paraninfo, coronel Fabiano Bó, que também foi eleito pelo seu trabalho pela segurança de nosso estado e também sua atuação ilibada. Ambos são formados em direito e isso nos inspira”
A cerimônia foi presidida pela reitora do Ciesa, Solange Holanda e contou com a presença de autoridade do meio jurídico amazonense, entre elas o desembargador, Flávio Pascarelli, juízes, promotores, procuradores e advogados renomados.
A turma de novos bacharéis recebeu o nome do professor Mestre David Jordão e iniciou sua formação na gestão anterior – era da fundação da primeira instituição particular de ensino superior do Amazonas, esta turma é, agora, a última desta linhagem e inaugura a nova administração da WD Educacional, empresa gestora do CIESA, atualmente. A solenidade de Colação de Grau aconteceu no Teatro Século, na Ponta Negra.