A diversidade de cursos oferecidos por universidades estrangeiras, aliada à possibilidade de dupla graduação, tem sido um dos principais atrativos para esses estudantes.
De acordo com a Daqui pra Fora – consultoria educacional especialista no assunto – a busca por cursos de graduação no exterior que não são oferecidos no nível de graduação no Brasil, tem crescido nos últimos anos. Os estudantes estão cada vez mais interessados em ampliar seus horizontes e adquirir uma formação diferenciada. Além disso, a experiência de estudar em outro país é enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal.
Entre os cursos de graduação que despertam o interesse dos estudantes brasileiros estão aqueles que não são oferecidos no Brasil para graduação, como Nanotecnologia, Biometrics, Neurociência, Ecogastronomia, Ciência da Embalagem, Empreendedorismo e outros. Como é o caso de André Aildasani, que foi aceito na University of Pennsylvania para o “Huntsman Program in International Studies and Business”, que seleciona apenas 50 estudantes por ano. Nesse programa os alunos são preparados para tornarem-se líderes globais em áreas de business e de estudos internacionais. Além disso, o estudante se torna fluente em outro idioma, além da língua materna e do Inglês, que são pré-requisitos para a admissão.
Há também a opção de realizar dupla graduação, usando disciplinas que já foram cursadas na primeira graduação com a grade da segunda. Essa modalidade permite que o estudante adquira uma formação complementar, ampliando suas habilidades e conhecimentos em áreas distintas. É uma oportunidade única de enriquecer o currículo e se destacar no mercado de trabalho”, explica.
Para os estudantes interessados em cursar uma graduação no exterior ou realizar dupla graduação, a consultoria destaca a importância de se planejar com antecedência e buscar apoio especializado, já que o processo de candidatura para universidades internacionais é longo e complexo, e exige uma série de requisitos específicos. Contar com o auxílio de profissionais experientes pode fazer toda a diferença para o sucesso da candidatura.