O Amazonas teve representação no programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), (em tradução livre: iniciativa para jovens líderes na América), da embaixada dos Estados Unidos, que ocorreu entre 08 de maio e 16 de junho. Após competir com mais de 2.200 inscritos da América do Norte, Sul e Central, a engenheira química e de processos, Síntia Lisboa, conquistou essa oportunidade única.
O objetivo do programa da embaixada americana é capacitar jovens empreendedores para impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a cooperação entre os países participantes. Síntia é fundadora e CEO da 3 Elementus Soluções Ambientais, empresa amazonense que desenvolve produtos e serviços ambientais, entre eles a produção de Arla 32 (agente redutor líquido automotivo). A jovem líder relata que o maior impacto foi no mindset sobre desenvolver negócios voltados para a sustentabilidade.
“Tenho um olhar mais amplo a respeito de como acessar investimentos internacionais, como realizar networking com empresas dos Estados Unidos e como atuar de forma assertiva no desenvolvimento de novas ideias. Agora, faço parte de uma rede de líderes com mais de 1.300 pessoas de diferentes segmentos, que estão a um clique para serem acessados e fazer novas parcerias”, conta Síntia.
O YLAI avaliou os desafios e necessidades das empresas dos 250 participantes, que foram divididos em grupos e direcionados para 19 cidades nos EUA. Eles fizeram networking com empreendedores de 37 países da América Latina, Caribe e Canadá. Síntia foi alocada na empresa Southwest Detroit Environmental Vision (SDEV), situada em Detroit, Michigan, com o objetivo de expandir negócios para a 3 Elementus.
Ao final do programa, os 250 participantes voltaram a se encontrar em Washington DC e se tornaram Alumni do YLAI, ou seja, eles fazem parte de uma rede de empreendedores globais com oportunidades de acesso a investimentos e relações diretas com a embaixada americana.
Durante sua colaboração com a SDEV, Síntia aprofundou-se nas questões relacionadas ao ESG (Environmental, Social, and Governance) e adquiriu conhecimentos valiosos sobre estratégias sustentáveis e práticas empresariais responsáveis.
A engenheira destacou que a parceria abriu portas para criação de um ecossistema sustentável em Manaus, com a introdução de tecnologias verdes e práticas empresariais que respeitem o meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável na região.
“Como representante amazonense, já estabeleci uma parceria com a cidade de Detroit para contribuir com o projeto de Descarbonização dos Portos. Minha participação como consultora e apoiadora desse projeto permitirá trazer as melhores práticas e lições aprendidas nos EUA para aplicar nos portos de Manaus. As contribuições entre as empresas poderão ser de extrema importância no sentido de trazer ideias inovadoras no âmbito da sustentabilidade”, afirmou.
De Detroit para Manaus: uma parceria de sucesso
O intercâmbio promovido pelo programa possibilitou à engenheira amazonense trazer soluções sustentáveis para o estado que possam revolucionar a mobilidade na capital, bem como networking sobre eletrificação de veículos e os projetos de crédito de carbono que vão impactar a vida das pessoas e o meio ambiente.
Como proprietária da empresa 3 Elementus Soluções Ambientais, Síntia atua no desenvolvimento de soluções para o meio ambiente no segmento de transporte de cargas e pessoas. A partir desta experiência, outros dois projetos também devem ser executados.
“O primeiro projeto que pretendo implantar é o uso extensivo do Arla 32, para que todas as frotas de caminhão e ônibus a diesel possam acessar este produto de forma prática e fácil. O uso deste produto é capaz de reduzir em até 90% a emissão de gases tóxicos no ambiente. Posteriormente, pretendo implantar o maior hub de desenvolvimento de soluções sustentáveis do país, trazendo ideias inovadoras para o meio ambiente, envolvendo energia solar, eletrificação de veículos, bioplásticos e produtos ecologicamente corretos. Através de parcerias estratégicas, quero impulsionar o empreendedorismo sustentável em nossa região e desenvolver projetos que promovam impacto positivo na vida das pessoas”, finaliza.