A fase inicial da vida escolar é um momento muito importante para o desenvolvimento das crianças e ser exposto a um outro idioma pode proporcionar diversos benefícios que farão toda a diferença no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos pequenos. Por isso, as instituições têm apostado na educação bilíngue para potencializar o aprendizado dos seus alunos.
“Em contato com diferentes culturas, brincadeiras e músicas, as crianças aprendem sobre o respeito, empatia e exploram o mundo a partir de novas perspectivas”, aponta a professora de educação bilíngue do Pinocchio Centro Educação, Ariel Maia.
Além disso, a educação bilíngue traz também algumas vantagens cognitivas comprovadas, como memória, atenção e resolução de problemas, tendo em vista que a criança é exposta a um novo idioma e tem que aprender a lidar com as dificuldades sem usar a sua língua materna, fazendo o cérebro trabalhar muito mais.
No Pinocchio é utilizado o programa bilíngue da International School. Nele, as aulas e atividades propostas são realizadas na língua inglesa. “E o aprendizado não se limita ao vocabulário, porque também são trabalhadas habilidades científicas, matemáticas e sociais”, informa a professora Ariel.
A rotina das crianças inclui jogos, brincadeiras, musicalidade e diversas outras atividades que prendam a atenção e gerem interesse em aprender mais o idioma.
A professora do Pinocchio explica que nessa fase da educação infantil, espera-se que a criança entenda e utilize algumas palavras e frases simples em inglês. “Nesta idade, as habilidades linguísticas esperadas estão especificamente na compreensão auditiva e expressão oral, ou seja, o objetivo principal é expor a criança ao idioma de forma lúdica e natural, reduzindo a barreira inicial para o aprendizado gramatical futuramente”, disse.