A inadimplência no Brasil continua a ser um desafio significativo, com implicações cruciais para o setor de Crédito e Cobrança. Recentemente divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dados apontam que o país conta com aproximadamente 66,96 milhões de inadimplentes, um número que representa um risco considerável para a economia devido à redução do fluxo de dinheiro disponível para consumo.
Para abordar essas questões emergentes, o Instituto GEOC organizou seu 11º fórum, que reuniu mais de 700 profissionais das maiores empresas do setor de cobrança do país. O evento focou em novas tendências e práticas de gestão necessárias para lidar com esse cenário desafiador.
O Diretor Executivo da Conciling Telemarketing e Cobrança, Raphael Souza Gonçalves, comandou o debate “O Processo de Transformação da Cobrança no Mercado de Varejo”, ao lado de Marcelo Chaves Azevedo, da Pefisa Soluções Financeiras, Raphael Silva Albuquerque, do Grupo Casas Bahia e Thomas Merodak Domingos da Silva, do Banco Carrefour. Durante o bate-papo os executivos falaram da importância das adaptações e inovações no cenário de cobrança, que passa por uma adequação às novas tecnologias.
Outro ponto importante foi o painel moderado por Luis Carlos Bento, CEO da A Conta Fecha, que discutiu como o marketing e a experiência do cliente estão transformando a recuperação de crédito. Participaram do debate Durval Ferreira, da BTG Pactual, Kaio Marin, do Google e Luciano André Ribeiro do Itaú Unibanco. Ao final da discussão, ficou claro que clientes bem informados através de um marketing efetivo, conseguem quitar suas dívidas com mais facilidade.
Essas iniciativas refletem um esforço conjunto para enfrentar os desafios da inadimplência no Brasil, promovendo discussões e práticas inovadoras que podem influenciar positivamente o futuro do setor de Crédito e Cobrança no país.