Os consumidores estão ansiosos por adquirir as promoções da Black Friday. Uma pesquisa encomendada pela Google e realizada pela Offserwise revela um aumento de 114% nas buscas relacionadas à data em comparação com o ano passado.
Os segmentos mais procurados incluem eletrônicos (com 69% de interesse), seguidos por eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).
No entanto, as campanhas precisam ser bem elaboradas para engajar o cliente e fidelizá-lo.
Um método eficaz tem sido o marketing de recompensa e programas de lealdade, os números mostram que essas estratégias têm sido bem-sucedidas, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) destacam a importância dessa iniciativa, com um aumento de 20,4% no faturamento bruto das empresas associadas em relação ao mesmo período de 2022, totalizando R$4,9 bilhões.
Os pontos e milhas emitidos também cresceram, alcançando 209,7 bilhões no trimestre, um aumento de 25,9% em relação ao segundo trimestre de 2022, sendo 5% provenientes da compra de passagens aéreas e 95% acumulados pelos participantes em compras no varejo, indústria e serviços.
“Os programas de incentivo chamam a atenção dos clientes, que tendem a gastar mais e com mais frequência, contribuindo para a receita contínua da empresa. No entanto, é necessário planejar estratégias específicas para cada fase da empresa”, disse Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, uma plataforma de gestão de benefícios com clientes como Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia.
Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon
O CEO lembra que qualquer decisão precisa ser bem estudada antes, ou seja, é importante que a empresa analise cuidadosamente os programas de recompensa disponíveis para identificar qual deles está mais alinhado com o negócio e pode potencializar os resultados, além de adotar estratégias assertivas para cada momento da empresa.
“A Black Friday é um evento consolidado, período onde os clientes se preparam para investir em produtos com descontos. Participar da data proporciona oportunidades de oferecer economia aos clientes, aumentar a fidelização e impulsionar as vendas. Isso não apenas aumenta o faturamento antes do Natal, mas também fortalece o engajamento dos clientes, oferecendo exclusividade. Assim a empresa tem muito a se beneficiar com isso”, destaca.