1. Como foi o desempenho geral do mercado de ações durante o mês de julho?
R: O mercado de ações vem passando por um momento muito bom não somente no mês de julho, mas como em todo o 1 semestre desse ano. Esse impulsionamento se deve a força dos investimentos estrangeiros que voltam com alta ao longo do primeiro semestre, a perspectiva da queda de juros, bem como a queda da inflação, tem proporcionado um bom momento para a bolsa.
2. Quais setores apresentaram o melhor desempenho na bolsa de valores neste mês?
R: Neste caso é importante entender a estratégia que o investidor quer adotar, não basta olhar a empresa que apresentou o melhor resultado, se ela não faz sentido para sua estratégia.
Setores que mesmo estando na bolsa, apresentam características de menor volatilidade e com ganhos de dividendos, apresentam resultados de desempenho menores que empresas chamadas “small caps”, e que portanto, apresentam maior oportunidade de ganho de capital. Sendo assim, estratégias diferentes;
I. Investidor que quer construir carteira com ganhos de capital, setores como:
- Bancos
- Varejo de luxo
- Transportes
- Petróleo e Gás
- Alimentos
II. Investidor que quer construir carteira focada em dividendos, Setores como:
- Papel Celulose
- Bancos
- Eletricas
- Óleo, gás e petroquímicos.
Em cada uma delas, setores apresentam empresas com excelentes desempenhos.
3. Quais ações se destacaram positivamente no Ibovespa durante o mês de julho? E qual foi a pior? Por que?
R: As melhores até o momento – 28/07:
- Prio – RPIO3 – Petróleo e Gás
- MRV – MRVE3 – Construção Civil
- Meliuz SA – CASH3 – Setor Financeiro
- 3R Petroleum Oleo e Gas – RRRP3 – Petróleo e Gás
- Cyrela – CYRE3 – Construção Civil.
Essas empresas todas estão ligadas diretamente a correlação já trazida do efeito juros X inflação. São setores da economia que possuem perspectiva de crescimento, bancos com a queda do juros, terão maior oportunidade de ofertar crédito, com isso, o setor da construção civil tende a ser beneficiado, uma vez que a população, tendo maior acesso ao crédito, tende a aumentar a busca por imóveis. MRV, imóveis de característica mais popular e que podem participar de programas governamentais de incentivo.
No caso da 3R Petroleum, os resultados financeiros da companhia foram extremamente positivos, impulsionando a atratividade do papel.
As piores até o momento:
- Gol – GOLL4 – Aviação
- AZUL – AZUL4- Aviação
- Locaweb – LWSA3 – Tecnologia da Informação
- CVC Viagens – CVCB3 – Turismo
- Braskem – BRKM5 – Químicos e Plástico
As empresas de aviação sofrem por conta da pressão da subida do petróleo, que prejudica as margens das companhias.
Já a Locaweb e a CVC, passam por situações de gestão, respectivamente, rebaixamento pelo JP Morgan, e a saída do CFO da CVC, causa um certo temor para aquisição do ativo.
Quanto a Braskem a sua queda, ocorre por conta do aperto das suas margens, diminuindo o spread dos produtos.
4. Quais foram os principais fatores econômicos e políticos que influenciaram o comportamento do mercado em julho?
R: Como o fator da relação Taxa de Juros e Inflação, com queda, tem gerado um ânimo no mercado, trazendo a perspectiva positiva para o momento da Bolsa.
Ainda estamos no começo de todo o processo de crescimento, uma vez que a taxa ainda não caiu bem como o reflexo do país à esta.
5. Houve algum acontecimento específico que afetou o comportamento dos investidores durante o último mês?
R: Nenhum fato tão relevante, tudo caminha como projetado.
6. Como estão as perspectivas para o próximo mês com base nas tendências observadas em julho?
R: É de oportunidades ainda na bolsa, uma vez que existem empresas baratas, boas companhias, que possuem chance de ganhos.
7. Quais foram as estratégias de investimento mais bem-sucedidas durante este período e por quê?
R: As melhores estratégias é para aquele que tem claro o que quer, se é construção de dividendos, é manter alocações em ativos que promovam essa oportunidade, se for em ganhos de capital, para longo prazo, da mesma maneira.
O que deve ser levado em consideração é o alinhamento da estratégia individual, com a característica de oportunidade da empresa. Uma empresa com grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, dificilmente pagará dividendos, mas trará ganhos de capital, e vise-versa.
8. Considerando o desempenho e as tendências observadas no primeiro semestre, quais são as projeções para o mercado de ações a partir de agosto? Quais são as principais oportunidades e desafios previstos?
R: A perspectiva ainda é de muito crescimento e oportunidade, com um tempero a mais, uma vez que os olhos estão voltados para a queda da taxa Selic. Sendo assim, empresas em que operam com consumidor final, podem ter maior oportunidade nesse cenário.