A Eternal Indústria, Comércio, Serviços e Tratamentos de Resíduos da Amazônia tem investido e reinvestido até R$ 4 milhões por ano para atender a várias fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), com expertise em equipamentos e laboratórios; na coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos, efluentes industriais e óleos lubrificantes, usados e contaminados.
Após ser coletado, o material é classificado e segue para incineração, reciclagem e execução dos procedimentos para o funcionamento do sistema de tratamento térmico, de acordo com a Resolução 316/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Nesta terça-feira (22), representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitaram a Eternal, empresa amazonense com experiência na área naval e que atua há 53 anos na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Acompanhado de técnicos da Autarquia, o superintendente Bosco Saraiva conheceu o trabalho verticalizado, cuja missão é gerar emprego e renda na região, por meio de novas tecnologias e focada na preservação ambiental.
Nos últimos anos, a empresa tem trabalhado com motores que geram óleo queimado de todo o interior do Estado, por meio da concessionária de energia. Tanques foram construídos com a ideia de manter o produto para o descarte correto e o processo de rerrefino do óleo lubrificante tem sido um dos principais tipos de tratamentos adotados, num procedimento muito mais complexo do que o utilizado por uma refinaria comum.
“O principal motivo da vinda da Suframa à Eternal, foi comprovar que não temos um problema, temos uma solução para o tratamento de esgoto, especialmente para o nosso rio Negro. Eu tenho preocupação com qualquer tema que esteja relacionado ao meio ambiente e que possa gerar uma repercussão muito negativa para a Zona Franca de Manaus. Precisamos comprovar que a ZFM atua, de fato, com o propósito que nasceu o projeto, que é um polo industrial de fábricas ‘sem chaminé’ e não poluente. Estou muito feliz em saber que empresas instaladas no nosso PIM estão trabalhando com os cuidados ambientais necessários”, salientou Bosco Saraiva, que foi recebido pelos diretores Jayme Chaves e Daniel Chaves (pai e filho), na visita.
Ambos destacaram a presença da Suframa no local. “Ficamos felizes em receber a equipe técnica da Suframa. Aliás, esta é a primeira vez, em mais de cinco décadas de funcionamento da Eternal, que recebemos um superintendente da Autarquia em nossas instalações”, revelou Jayme Chaves.
Lubrificante
Como lubrificantes produzidos pela Eternal estão as linhas Fortlub e Fortgrax, que são óleos e graxas automotivos e industriais, respectivamente, fabricados sob as normas internacionais que garantem a qualidade do produto. A empresa também fabrica vasilhames e embalagens de aditivos com material 100% reciclável, gerando mais emprego e renda no estado.
Em termos de soluções na área fluvial, a Eternal se destaca pela limpeza e descontaminação de embarcações (de resíduos líquidos e resíduos sólidos), além do abastecimento de água potável para navios, que é feito por meio de balsas próprias.
Igarapé
Para conter e remediar áreas contaminadas, a empresa possui uma equipe técnica especializada em atendimento a derramamento de óleos, tanto em corpo hídrico quanto em limpeza de solos contaminados. Esses profissionais atuam, inclusive, na proteção ao Igarapé do Mauá, que fica atrás da fábrica, a cada seis meses.