Seis em cada dez pais não dão mesada aos seus filhos. Apenas 30% concedem uma quantia mensal para os seus herdeiros
O dia das crianças está se aproximando, e as expectativas dos pequenos em relação a ganhar presentes, passeios ou mesmo PIX para que possam usar como desejar é grande. Mas alguns pais preferem educar financeiramente seus filhos com mesada ou semanada. Segundo dados do Boa Vista Negócios, 30% dos pais possuem o hábito de oferecer verba mensal ou semanal para que os pequenos adquiram responsabilidade, valorizando os valores recebidos.
Em outro estudo realizado pelo Pic Pay, 70% dos responsáveis só oferecem mesada quando necessário, e 13% condicionam o valor ao alcance de metas. Mas quem é o mais generoso? Segundo dados do Acordo Certo, as mães são as mais generosas, sete em cada dez mães dão mesadas aos filhos, frente apenas aos 29% dos pais.
Para o especialista Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor de novos negócios disse, “É necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada na nossa sociedade. Se conseguirmos emular as crianças desde o início, elas crescerão preparadas para lidar com o dinheiro e obter uma relação muito mais saudável com as contas. A consciência de gastos e o planejamento para realização de grandes projetos beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seu redor”.
As mães ainda são as que mais educam os filhos financeiramente, principalmente, os mais novos. 89% delas falam com os filhos sobre a situação econômica da família, oito pontos percentuais a mais que os pais.
O valor e a forma de remunerar os filhos dependem muito do objetivo dos pais com esse instrumento e da realidade em que vivem. Apesar disso, muitos podem aproveitar esta data para aplicar uma técnica conhecida como diagnóstico financeiro. Ela consiste em observar, no período de um mês, quais foram as vezes que os filhos pediram dinheiro, para quais objetivos, e qual a quantia total que foi gasta. Uma espécie de monitoramento inclusive para as férias de verão.
Lamounier separou quatro estratégias para educar as crianças sobre dinheiro:
Mesada: dar uma mesada às crianças é uma maneira prática de ensinar sobre gestão financeira, mostrando como a responsabilidade de gastos é importante. Ajude-as a criar um sistema para dividir o valor em compras, economias e doações, além de uma reserva de emergência para futuras despesas inesperadas.
Jogos educativos: utilize tabuleiros como Banco Imobiliário para tornar o aprendizado leve e divertido, ensinando conceitos financeiros de uma maneira interativa. O passatempo reforça esses princípios e facilita a compreensão no dia a dia.
Atividades práticas: envolva as crianças em atividades como fazer compras, comparar preços e calcular troco. Isso ajuda a desenvolver habilidades para futuras decisões e compreensão do valor do dinheiro, apresentando a diferença entre o caro e o barato.
Poupança: ensine a importância da poupança em longo prazo para metas como viagens e faculdade. Abra uma conta poupança para a criança e incentive depósitos, além disso ensine sobre juros e crescimento do dinheiro aplicado ao longo do tempo.