A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica no mês de julho, encarecendo a conta de luz em R$ 1,885 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos. As motivações para esse aumento, segundo a agência, são as previsões de chuva abaixo da média no 2º semestre e de aumento do consumo de energia no inverno devido às temperaturas acima da média.
Nesta edição do boletim Clarke abre aspas, responde a duas questões-chave: Podemos ter bandeira vermelha nos próximos meses no mercado cativo de energia? É recomendável migrar para o Mercado Livre de Energia no quadro atual?
Teremos bandeira vermelha nos próximos meses? “Nos aproximamos de um período de muita incerteza no clima. Muitos modelos climáticos apontam para um período de seca muito severa daqui pra frente. Se o período úmido, que está para vir no final do ano, não atender às expectativas, é bem provável que voltemos a ter bandeira vermelha, bandeira vermelha de patamar 2 e, eventualmente, até mesmo a bandeira de escassez hídrica. Estamos vivendo ciclos muitos extremos, de períodos muito úmidos ou muito secos, e isso cria uma nova configuração de preços para os próximos 2 anos no Brasil.”
> Ouça o áudio completo aqui.
É recomendável migrar para o Mercado Livre de Energia no quadro atual? “No Mercado Livre de Energia, há também aumento do preço da energia. Os consumidores deste mercado, que já estão com energia contratada para 2024, 2025 e 2026, provavelmente não vão ver o efeito desta seca, se ela vier, no Mercado Livre. Mas os que ainda não tiverem essa energia contratada, possivelmente vão pagar um pouco mais caro. É importante reforçar que, para quem está migrando ou tomando a decisão de migrar do mercado cativo para o livre, mesmo em momentos como este, de alta de preço, o mercado livre ainda é o mais econômico, com até 20% de redução na conta de luz. Por outro lado, quando nos aproximamos de momentos de incerteza climática e de preço, é importante que os consumidores no Mercado Livre de Energia estejam bem assessorados para tomar as decisões de preço corretas, comprando energia na melhor janela possível.”
> Ouça o áudio completo aqui.
Sobre a Clarke Energia: Nascida em 2019, a Clarke conecta empresas aos melhores fornecedores de energia por meio de um marketplace pioneiro no Mercado Livre de Energia, atuando também na gestão do consumo de energia dessas empresas no ambiente livre. Nosso objetivo é empoderar o consumidor na hora de escolher a sua energia, pagando o menor preço possível por ela. Atualmente, a Clarke possui mais de 300 clientes, como Mobly, Le Cordon Bleu, Dr.consulta, Burger King, XP e o Clube de Regatas Flamengo. Em 2023, recebeu o selo internacional B-Corp, que atesta o seu compromisso socioambiental, pelo fato de se associar exclusivamente a fornecedores de energia renovável, evitando até agora a emissão de mais de 30 mil toneladas de CO2.