Composto de conteúdos como “estratégias e habilidades de comunicação (técnica rapport)”, será ministrado no auditório da Suframa, no período de 3 a 6 de outubro (manhã e tarde), o curso de capacitação “Entrevista Investigativa – Teoria e Prática”. A atividade terá carga-horária de 32 horas e será ministrada por instrutores da Corregedoria do Ministério da Fazenda (COGER/MF), em parceria com a Corregedoria Setorial da Autarquia.
Em uma investigação criminal, as oitivas de vítimas, testemunhas e suspeitos possuem papel central na elucidação do caso. Uma das técnicas utilizadas para incrementar a quantidade e a qualidade das informações coletadas de vítimas, testemunhas e suspeitos é o de estabelecer o rapport – termo de origem francesa (rapporter) que significa “criar uma relação”, que se refere a um relacionamento positivo, pautado no respeito e na atenção mútuos.
“Estabelecer o rapport, um relacionamento positivo e livre de julgamento entre entrevistado e entrevistador, é uma das valiosas técnicas que serão ministradas no curso e essenciais para melhorar o trabalho de quem atua em atividades correcionais no setor público”, explica o corregedora da Suframa, Priscila Krys Resende.
Também estão previstos no conteúdo programático do curso, os tópicos: entrevista: natureza e características; aspectos normativos; entrevista versus interrogatório; fundamentos teóricos; preparação da entrevista; processo de entrevista: espécies; e atividades práticas.
A Suframa foi escolhida para ser anfitriã do curso por ser signatária do Fórum de Corregedorias da Área Econômica do executivo federal “Foco.E +” cuja finalidade é de promover ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, com vistas à capacitação técnica de recursos humanos, ao desenvolvimento institucional e à melhoria da gestão no âmbito das atribuições relacionadas às atividades correcionais.