Na Semana do Consumidor, muitas pessoas se planejam para fazer compras e aproveitar os descontos que as lojas e varejistas preparam para este período. Mas, o que fazer para controlar o gasto compulsivo das finanças pessoais durante esta data?
A professora de Economia Comportamental da ESPM, Ana Cláudia Pinheiro, dá dicas para este controle durante a Semana do Consumidor: “Precisamos fazer um planejamento financeiro dividindo os gastos por categorias e colocando uma meta de orçamento para cada categoria por mês”, diz.
Com o planejamento feito, a especialista afirma que é preciso acompanhar diariamente os gastos, sempre comparando com o orçamento estipulado. “Atualmente, temos acesso a alguns aplicativos gratuitos para fazer esse acompanhamento orçamentário”, completa.
Ana Cláudia também ressalta a necessidade do cuidado com o cartão de crédito: “Se você for fazer compras com cartão, sempre pague o valor total da fatura no final do mês. Os juros são muito altos quando efetuamos o pagamento parcial”.
Por fim, a professora explica a importância de gastar menos do que o próprio salário por mês, economizando um percentual dos rendimentos para manter uma reserva de emergência. “O ideal é que nossa reserva de emergência seja de, pelo menos, três meses de salário. Em momentos de crise, vamos precisar dela”, afirma.