O verão é marcado pela necessidade de equilibrar as contas para pular no bloquinho de carnaval ou descansar e fechar os boletos do mês. Mesmo que os gastos durante a folia não sejam sempre essenciais, aspectos como comida e transporte acabam pesando durante o feriado.
Mencionado por 54% dos entrevistados, a alimentação foi considerada como o gasto que mais pesa no bolso no período. Os dados são do Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos que realizou uma pesquisa para entender os principais gastos dos brasileiros no verão
Gastos com bebidas aparecem na segunda posição, com 37% das respostas. A lista segue com custos com transporte (33%), compra de produtos pessoais, como protetor solar, desodorante e repelente (24%), pagamentos de estadia (21%) gastos com visitas turísticas e entretenimento (18%) e idas a festas e bares (17%).
“Para aproveitar o carnaval sem extrapolar nas contas, vale tentar buscar estratégias que podem reduzir os gastos, como levar lanches para a praia ou para os passeios e fazer a maior parte das refeições em casa ou na estadia em que estiver. É importante lembrar que tudo que é deixado para ser comprado em cima da hora tende a ser mais caro”, analisa Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.
Mesmo que o brasileiro esteja com intenção de viajar em 2024, parece que não é no carnaval que os passeios devem acontecer. No feriado deste ano, seis em cada dez brasileiros tem a intenção de descansar.
Ficar em casa e aproveitar para recobrar as energias será a opção de programação de 46% dos participantes da pesquisa. Mesmo para quem estiver viajando, o principal intuito ainda é o de descansar (15%), enquanto 9% estão planejando viajar para se divertir e festejar.
Foto: Shutterstock
Artes: Divulgação
Por M&C