Três importantes instituições parceiras da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no processo de interiorização do desenvolvimento, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o Banco da Amazônia (Basa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), confirmaram presença na 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Amazonas. O evento é gratuito e será realizado nesta sexta-feira (25) à tarde, na Faculdade ITPAC, localizada no Km 82 da Rodovia Manuel Urbano, em Manacapuru (a 84 km de Manaus), com a presença do superintendente Bosco Saraiva e técnicos da Autarquia.
A agenda também conta com o apoio da prefeitura local e representa a primeira atividade do programa criado pela Suframa e parceiros, que visa divulgar, nos municípios do interior do Estado do Amazonas, as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização, por meio da utilização de matéria-prima regional.
A jornada abrange também a extensão do processo de verticalização da cadeia produtiva para beneficiamento da juta e da malva, entre outros produtos, com possibilidade da instalação de agroindústrias no município e fomento à geração de emprego e renda para a população da localidade.
A programação começa às 14h e está prevista para ser encerrada por volta das 18h, com uma sequência de palestras relacionadas a incentivos fiscais; recursos de projeto de pesquisa e desenvolvimento da ZFM aplicados à Amazônia Ocidental e Amapá; apresentação de projetos; ações de interiorização executadas por meio de transferências de recursos da União; cadastro e compra nacional e importada com incentivo fiscal.
Os participantes terão acesso, ainda, a informações à interiorização dos benefícios da Suframa para as empresas, à utilização de maneira assertiva (direta e compreensível) dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), assim como conferir as oportunidades para investimento.
Manacapuru possui uma população superior a 97 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2019 promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é tido como o quarto município mais populoso do estado. A economia caracteriza-se especialmente pela agricultura, em particular a cultura da Juta.