Os observadores do céu terão um deleite extraterrestre porque em apenas alguns dias um raro eclipse solar está prestes a ocorrer graças a um alinhamento que ocorre apenas algumas vezes a cada cem anos.
Simplificando, os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. À medida que a Lua passa entre o Sol e a Terra, ela projeta uma sombra em nosso planeta que bloqueia total ou parcialmente a luz do Sol em certas áreas.
Em contraste com as três variações dos eclipses lunares, existem quatro tipos de eclipses solares: total, anular, parcial e híbrido. (Alguns consideram que os eclipses solares têm três tipos, já que o híbrido é uma combinação de dois). Esses eventos astronômicos são considerados raros porque só podem ocorrer durante uma Lua Nova, sendo o híbrido o mais raro de todos.
Esse alinhamento acontece ocasionalmente porque a “Lua não orbita exatamente no mesmo plano que o Sol e a Terra”, de acordo com a NASA . “A época em que eles estão alinhados é conhecida como temporada de eclipses, que acontece duas vezes por ano.”
Os vários graus de sombra da lua, que consistem em três áreas, desempenham um papel importante no tipo de eclipse que se forma. A umbra é a porção central escura da sombra, causando eclipses solares totais (cobrindo o sol completamente). A penumbra é a parte externa mais clara da sombra, criando eclipses solares parciais (ocultando apenas um pouco do sol).
A antumbra da lua é uma meia-sombra que começa onde a umbra termina, formando eclipses solares anulares. “Durante este tipo de eclipse, a lua parece um pouco menor que o sol, então a borda do disco solar permanece visível ao redor da lua”, por EarthSky .
Os eclipses híbridos são considerados extremamente raros devido à frequência com que ocorrem, que é apenas algumas vezes a cada século. Por exemplo, o alinhamento após este mês é esperado em 2031, a última ocorrência prevista em 133 anos!
Aqui está tudo o que você deve saber sobre o eclipse solar híbrido de 2023, incluindo quando e como assisti-lo.
O que é um eclipse solar híbrido?
Um eclipse solar híbrido é uma combinação de um eclipse anular e total, onde o primeiro se torna o último e depois reverte. Isso se deve à curva natural da superfície da Terra à medida que a sombra da Lua se move pelo globo.
De acordo com o Space.com , é impossível visualizar um eclipse anular e total durante o mesmo evento híbrido devido ao tempo e localização. Por exemplo, se os observadores do céu captarem o eclipse solar híbrido ao nascer ou ao pôr do sol, eles podem detectar um breve “anel de fogo” em seu estágio anular.
Se os observadores observarem o meio-dia, ou o ponto médio do caminho do eclipse na superfície da Terra, eles podem experimentar a totalidade. Em última análise, o tipo de eclipse solar que os buscadores podem detectar depende de qual parte da sombra da lua eles estão.
Quando ocorrerá o eclipse solar híbrido?
Espera-se que o raro eclipse solar híbrido ocorra na quinta-feira, 20 de abril de 2023. O tempo varia de observador do céu para observador do céu, pois depende de sua localização geográfica.
Onde o eclipse solar híbrido será visível?
Embora o eclipse solar envolva todo o nosso planeta, ele só será visível a partir de um número selecionado de locais aqui na Terra, então os caçadores de eclipses podem ter que viajar um pouco se quiserem dar uma espiada nessa exibição celestial na vida real.
As áreas em que será visível? Partes das regiões do Pacífico e do Oceano Índico terão o luxo de ver este espetáculo deslumbrante. Observadores em North West Cape, Austrália e partes de Timor Leste e na província indonésia de Papua Ocidental poderão ver a totalidade, relata EarthSky .
“Na noite de 19 para 20 de abril, a duração máxima da fase completa (anular) de 1 minuto e 16 segundos será alcançada acima do oceano”, observa StarWalk .
Aqueles em terra no Timor Leste experimentarão o eclipse completo mais longo de 1 minuto e 14 segundos, enquanto os espectadores na Península de Exmouth e na Austrália experimentarão apenas 1 minuto.
Infelizmente, o eclipse solar híbrido não poderá ser visto dos Estados Unidos – mas não tenha medo! Várias organizações astronômicas – como Date and Time – estão hospedando lifestreams, para que você possa participar virtualmente da diversão extraterrestre!
Quando é o próximo eclipse solar?
Espera-se que o próximo eclipse solar híbrido ocorra em 14 de novembro de 2031. Os terráqueos devem marcar seus calendários agora porque o próximo alinhamento a seguir ainda levará 133 anos!