A prática de exercícios físicos é essencial para a qualidade da saúde e bem-estar, e o uso de roupas leves e confortáveis é indispensável para esse momento. Após o treino, é preciso manter as peças sempre limpas e livres do odor de suor, e algumas dicas são fundamentais na hora da lavagem. É comum acharem que, por serem peças delicadas, precisam ser lavadas à mão, mas isso é mito. Angelo Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, destacou alguns detalhes cruciais para a higienização perfeita de roupas de academia em máquinas de lavar
Comece separando as peças
Esse é o primeiro passo de toda lavagem. “Alguns tecidos como elastano, poliéster e poliamida devem ser lavados a parte. Também é necessário separar tudo por cor, para evitar manchas. Outro ponto importante é nunca misturar roupas molhadas de suor com as outras. Por isso, assim que chegar em casa após exercitar-se, coloque as peças para secar e só depois misture-as com as demais do cesto. Isso evitará também a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar todo tecido que tiver em contato”, explica.
Atenção para as etiquetas
Um erro comum é não consultar nas etiquetas o que é permitido ou não para cada tecido. “As etiquetas são como guias para esse processo. Para cada lavagem é necessário ajustar o ciclo. São fibras delicadas, por isso algumas não podem ser misturadas, não suportam altas temperaturas de secagem ou precisam de um ciclo especifico”, afirma o especialista.
Lavanderias como alternativa
Uma boa opção para acelerar o processo de lavagem e secagem são as lavanderias self-service. Com máquinas e produtos profissionais, garantem a higienização completa e sem danos e, o principal, com economia de tempo e dinheiro. Neste caso, é recomendado procurar por lavanderias que utilizem produtos neutros, como a Lavô. Além de prático, o serviço tem ótimo custo-benefício, já que o ciclo de lavagem custa R$ 18.
Dicas extras
Para evitar o acúmulo de suor, recomenda-se a troca de roupa a cada uso. Outro detalhe importante é para o uso de desodorante em excesso, pois o produto pode acumular-se no tecido, deixando-o amarelado e com rigidez.