Um placar de pedra usado em um antigo ritual de jogo de bola foi descoberto no famoso sítio arqueológico maia de Chichén Itzá, na península mexicana de Yucatán.
A peça circular, medindo pouco mais de 12,6 polegadas (32 cm) de diâmetro e pesando 88 libras (40 kg), exibe escrita hieroglífica em torno de dois jogadores ao lado de uma bola, de acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).
“Neste sítio maia, é raro encontrar escrita hieroglífica, muito menos um texto completo”, disse Francisco Perez, um dos arqueólogos que coordenam as investigações no complexo Chichanchob, também chamado de Casa Colorada.
A pedra, que se acredita ser um placar, data entre a.C 800 e a.C 900.
O jogo, jogado com uma pesada bola de borracha, era uma prática tradicional dos povos mesoamericanos e acredita-se que tinha um tom ritualístico.
Os investigadores do INAH preparam-se agora para obter imagens de alta resolução do texto e iconografia para estudo detalhado, enquanto o preparam para a conservação.
O complexo Chichén Itzá, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, é um dos principais centros arqueológicos da civilização maia na península de Yucatán. Segundo dados oficiais, cerca de 2 milhões de pessoas visitam o local todos os anos.