Uma excursão escolar a Ein Kerem, nas colinas da Judeia, se transformou em uma descoberta única na vida para um menino de 10 anos, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) no domingo.
De acordo com o The Jerusalem Post, “O medalhão dourado, que apresenta uma técnica de micro mosaico, foi examinado por Amit Re’em, arqueólogo do distrito de Jerusalém do IAA”.
Ein Kerem é reconhecido como um destino de peregrinação significativo para cristãos que desejam ver o local de nascimento de João Batista. É também onde Maria, a mãe de Jesus, teve uma visita significativa com sua prima, Elizabeth (mãe de João).
Nehorai Nir, o menino que descobriu o medalhão em forma de cruz em mosaico, explicou como o encontrou.
“Corri para pegá-lo e descobri um verme dentro, então o coloquei no chão com relutância, mas no caminho de volta para a colina, de repente vi um objeto colorido brilhando na terra. Puxei-o para fora e fiquei imediatamente muito animado”, disse Nir.
Em Israel, qualquer item único ou aparentemente antigo deve ser reportado à Autoridade de Antiguidades para verificação, pois achados arqueológicos, incluindo aqueles com mais de 100 anos, são considerados propriedade do estado. Manter tais itens sem o devido relato é ilegal e pode resultar em penalidades legais, incluindo multas e prisão.
O medalhão não é considerado uma antiguidade porque tem “apenas entre 100 e 200 anos”, de acordo com o arqueólogo Re’em do IAA.
Embora não seja de uma era mais antiga, a descoberta ainda gerou considerável entusiasmo.
Re’em explicou que o artesanato do medalhão exigia grande habilidade. “Essa técnica foi desenvolvida em Roma por volta do ano 1800 ou um pouco antes e continuou até o início do século XX.”
Ele acrescentou: “Esta cruz é um testemunho da história pessoal de um peregrino que visitou Ein Karem há 100 a 200 anos, refletindo a centralidade da Terra Santa para as três religiões monoteístas”.
Não era pouca coisa para as pessoas, há algumas centenas de anos, atravessar a terra e o mar “apenas para tocar o solo onde tudo começou”.
A descoberta do medalhão da cruz é uma homenagem, todos esses anos depois, à dedicação dos peregrinos cristãos.
Este artigo foi publicado originalmente no All Israel News