O carnaval é uma data aguardada por muitos e movimenta milhares de fãs, trazendo consigo as festas mais alegres do ano. Com a chegada dessa época é muito comum ver pelas ruas alguns trios elétricos, além do samba nas avenidas mais famosas do país. Porém, existem pessoas que não irão apenas curtir, irão também performar de alguma forma, sejam elas os Mestres de Cerimônia, os Foliões ou os cantores dos trios. Pensando nisso, como é a preparação vocal para quem se apresenta nessas festividades?
A fonoaudióloga e diretora geral da LabVoz, Glaucia Verena, comentou sobre o tema: “O auxílio de acessórios de treinamento respiratório como o Respiron e Powerbreathe junto as técnicas vocais fonoaudiológicas, como o trato semi ocluído, são excelentes exercícios para que o artista possa aquecer a voz, e se preparar para horas de trabalho.”
No dia 12 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, as ruas de São Paulo serão embaladas pelo bloco Forrozin. Comandado por Mariana Aydar, o bloco é famoso por sua reverência aos ritmos nordestinos como forró, xote e maracatu. Mariana é paciente e cliente da LabVoz, e receberá o auxílio de Gláucia para se preparar para a apresentação no trio elétrico. “A preparação começa antes, uma agenda intensa de preparação até o grande o momento do trio com mais de três horas cantando sem parar, o preparo é antes, durante e depois. O cantor é um atleta de alta performance e tudo faz diferença.”
Neste dia 12, Mariana Aydar irá homenagear Dominguinhos, lenda da música brasileira e aniversariante do dia. O Forrozin é realizado pelo Carnaval Viva a Rua, do coletivo Pipoca, terá apoio cultural de Brahma, KWAI e Converse e iniciará a concentração do desfile no histórico cruzamento entre a Avenida Ipiranga e a Avenida São João, às 11h00.
A cantora e compositora Mariana Aydar, conhecida por sua música sofisticada com raízes na canção, no samba e na música nordestina. Já cantou com nomes famosos como Elba Ramalho, João Donato, Alcione e Gilberto Gil. Foi diretora de um documentário sobre a obra de Dominguinhos e, no final de 2019, lançou o seu quinto disco, dedicado integralmente a essa cultura regional, o “Veia Nordestina”. Este álbum, que ganhou o Grammy Latino em 2020, teve a participação da fonoaudióloga Glaucia Verena na construção da voz.