Mais de 100 candidatos, incluindo um ex-chefe de polícia, um comediante e um cachorro, disputam a chance de ser prefeito da maior cidade do Canadá.
Cento e dois prefeitos em potencial se registraram formalmente antes do prazo de sexta-feira como candidatos na eleição parcial para prefeito no final de junho.
O atual prefeito de três mandatos, John Tory, renunciou abruptamente em fevereiro, depois de admitir um caso extraconjugal com um ex-funcionário. Tory havia vencido a reeleição apenas quatro meses antes.
A vice-prefeita, Jennifer McKelvie, atuou como prefeita interina desde a saída de Tory e não está concorrendo como candidata.
Olivia Chow, que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeito de 2014 vencida por Tory, é vista como a atual favorita, à frente da ex-deputada provincial Mitzie Hunter, dos vereadores Ana Bailão, Brad Bradford e Josh Matlow e do ex-chefe de polícia Mark Saunders.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, que disse anteriormente que não iria pesar na eleição, endossou Saunders tacitamente. “Precisamos de alguém que tenha experiência em lidar com o crime. Acredito que precisamos de alguém que realmente tenha executado uma operação com vários funcionários com experiência ”, disse Ford. “Precisamos de alguém em Toronto que conheça toda a cidade, não uma pequena ala que esteja representando, mas toda a cidade.”
Os principais candidatos estão fazendo campanha para consertar o sistema de trânsito de Toronto, abordando uma crise de custo de vida na cidade e reformulando a infraestrutura controversa, como a via expressa Gardiner. Mas o número recorde de participantes também atraiu um elenco de esperançosos.
Uma das últimas candidatas a se registrar foi Molly, uma cadela resgatada russa de sete anos. O proprietário Toby Heaps, que chegou à prefeitura de patins, disse que era um substituto do cachorro.
Ele disse aos repórteres que as maiores preocupações de Molly eram o uso de sal nas estradas de inverno da cidade, que machuca suas patas. Ele também disse que uma vitória de Molly levaria a um “discurso mais civilizado” durante as reuniões do conselho. “Você provavelmente já percebeu que quando tem um animal na sala, as pessoas são mais humanas.”
Outro candidato, o aluno da 12ª série Meir Straus, prometeu em seu site de campanha que ele é “definitivamente um homem de verdade e NÃO três guaxinins em um sobretudo”.
Meir (pronuncia-se “prefeito”), diz que seu foco será em “cheiro de maconha, rotundas, escassez de órgãos, gansos do Canadá, Deus, trabalho, pregadores de rua, hipsters, bancos desconfortáveis”, acrescentando que ele é o candidato mais jovem, então ele não vai morrer no cargo. Ele também diz que, como não é casado, não pode ter casos.
A votação antecipada começa de 8 de junho a 13 de junho, com o dia da eleição em 26 de junho.
*Com informações: The Guardian