Nos dias 06, 07 e 8 de dezembro de 2024, o município de Presidente Figueiredo será palco do Primeiro Festival de Cinema Galo da Serra.
O projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, recebeu em menos de um mês 511 inscrições, dentre curtas-metragens, videoclipes e animações de todo o Brasil. Esse número superou as expectativas dos organizadores e reflete o entusiasmo dos cineastas, que se engajaram em fazer parte dessa primeira edição do festival, marcada por um compromisso com a arte, a cultura e a preservação ambiental.
O festival tem como ícone o pássaro Galo da Serra que é encontrado no município, mas que está ameaçado de extinção.
A programação do festival terá mostras competitivas com curtas de ficção, documentário, animação e videoclipes que vão acontecer em três locais: UEA, IFAM e no auditório da Prefeitura de Presidente Figueiredo. Na Mostra Oficial será concedido um prêmio nacional e um prêmio para filmes produzidos na região Norte. Na Mostra BR-174, filmes convidados de todo o Brasil com uma premiação definida por júri popular. E a Mostra Urubuí que exibirá produções locais em várias linguagens e que, também, terá prêmio Galito de melhor filme.
Os curadores garantem que a seleção não foi tarefa fácil. A diversidade e a qualidade das produções submetidas são extraordinárias, o que exigiu da banca curadora um desafio à altura.
Heraldo Daniel Moraes falou sobre a experiência nessa curadoria, ele adiantou algumas informações a respeito do processo de seleção.
“Filmes muito bons. Um grande número de produções do Rio e de São Paulo, mas recebemos filmes de vários outros estados do Brasil. Pude perceber o crescimento das produções do Nordeste, elas evoluíram muito. As ficções foram as que mais me surpreenderam. As temáticas são variadas. Teremos um festival com a cara do Brasil, bem diversificado”.
Caio Pimenta, também integrante da equipe curadora, contou sobre suas impressões. “Muito bom ver a riqueza e variedade do cinema brasileiro a partir dos curtas inscritos para o festival de Presidente Figueiredo. Dramas, comédias, documentários, obras universitárias, filmes experimentais ou de narrativas mais clássicas fazem parte da seleção. Podemos ver uma criatividade do audiovisual nacional com talentos vindos das mais diversas regiões, levando a perspectivas ótimas sobre o nosso futuro”.
O diretor do festival, Herman Antony, está muito entusiasmado com a alto nível das produções. “Assisti videoclipes, animações, e fiquei muito impressionado com a qualidade. Isso faz com que a responsabilidade na realização desse festival se torne maior”, conta ele.
A programação vai contar ainda com a exibição inédita na região Norte de dois longas metragens: “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, e o longa em animação “Juvenal e o Dragão”, de Natali Toledo.
Na programação acadêmica, serão oferecidos uma oficina e mais três workshops. A abertura será com uma oficina de Produção e Gestão de Projetos Audiovisuais com Izis Negreiros, que acumula ampla experiência em produções locais e nacionais. Para os produtores e diretores que desejam colocar seus filmes em uma plataforma independente, que prioriza filmes da região Norte, o workshop “Plataformas de Streaming – Muviplay” vai mostrar uma boa oportunidade de janela de exibição para esses produtores. Nesse workshop a representante Raquel Omena vai explicar como funciona a plataforma que vem se tornando referência de streaming no segmento audiovisual. Para os amantes de animação, “Experiência Animazônia – Cinema de animação, com Ricardo Juliani. E “Frequências – Captação de som direto e produção de trilhas”, com o técnico Leandro Negreiros.
Já deu pra sentir a força da primeira edição do Festival de Cinema Galo da Serra. Reserve as datas: de 6 a 8 de dezembro de 2024. Presidente Figueiredo será palco dessa celebração cinematográfica que une natureza, arte e conscientização ambiental. Será uma oportunidade única para conferir talentos emergentes e produções que refletem temas urgentes e inspiradores.
Para acompanhar as novidades, basta seguir as redes sociais:
Instagram: @festivaldecinemagalodaserra
Facebook: /festivaldecinemagalodaserra
Blog: www.festivaldecinemagalodaserra.blogspot.com