Em tributo ao cantor e compositor Carlos Lyra, que faleceu no último sábado, aos 90 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV com entrevistas marcantes e performances históricas do astro neste sábado (23), às 23h. Com uma hora, a produção temática, que utiliza o rico acervo da emissora pública, fica disponível no app TV Brasil Play.
A homenagem traz conteúdo exclusivo que intercala trechos da produção “Eu sou o show”, realizada pela TVE/RJ, em 1986, – com papo, depoimentos de artistas e célebres interpretações do músico – e números do espetáculo “Carlos Lyra – 60 anos de Bossa”, gravado pelo canal, em 2018, no Espaço Cultural BNDES.
O especial resgata canções próprias, histórias e curiosidades da Bossa Nova, movimento ao qual Carlos Lyra é intimamente ligado. Durante a atração produzida pela TV Brasil, o consagrado músico entoa temas que compôs em parceria com grandes letristas da música popular brasileira.
A programação celebra a genialidade de Carlos Lyra. O tributo inclui obras do seu repertório autoral como os sucessos “Coisa mais linda”, “O negócio é amar”, “Minha namorada”, “Você e eu”, “Lobo bobo” e “Sabe você?”, entre outros clássicos. Os principais parceiros da carreira do saudoso melodista foram personalidades como Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Geraldo Vandré, Dolores Duran e Joyce.
Entrevista sobre processo criativo para a TVE/RJ
Carlos Lyra entrou para a história como um dos maiores compositores do país. Na produção veiculada na década de 1980 pela extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, sucedida pela TV Brasil, ele é entrevistado pelos jornalistas Sérgio Cabral e Jalusa Barcellos. O músico discorre sobre seu processo criativo, recorda a parceria com Vinícius de Moraes e fala sobre canções que compôs para o cinema e o teatro.
Entre as passagens históricas de sua trajetória, o artista rememora os anos em que se exilou no México. Com sensibilidade e talento, Carlos Lyra ajudou a revolucionar a música brasileira. Em um dos trechos selecionados pela TV Brasil, o músico canta “Ah! Se meu bolo ganhar!” junto com a escritora e dramaturga Maria Clara Machado.
Lyra também teve atuação importante em prol da difusão da cultura nacional. O artista foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1961, assunto sobre o qual o cineasta Leon Hirszman aborda no material apresentado pela TV Brasil.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Recordar é TV – Especial Carlos Lyra – sábado, dia 23/12, às 23h, na TV Brasil