Grupo de motociclistas defendem as causas do uso sustentável da floresta, a preservação ambiental e a responsabilidade social de manter o Polo Industrial de Manaus (PIM) com a realização do ‘XIII Encontro Nacional do Moto Clube Bodes do Asfalto’ (MCBDA) que será este ano em Manaus, de 13 a 16 de julho. A abertura está marcada às 20 horas no Teatro Amazonas, com apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas. Nesses 20 anos de existência, o maior propósito deste grupo apaixonado por motos é promover a cidadania e ações sociais que transformam vidas, com diversos projetos de solidariedade o ano inteiro.
Já no segundo dia do encontro (14.07), às 8h30, os motociclistas vão fazer visitas nas fábricas de motos no Distrito Industrial de Manaus e depois um passeio nos pontos turísticos da cidade. Às 18 horas será haverá uma reunião, em seguida uma festa, no Centro de Convenções Vasco e Vasques. Dia 15.07, às 8 horas, terá um passeio de barco no Encontro das Águas; às 18 horas será a festa no Centro de Convenções Vasco Vasques. Já no último dia, no encerramento (16.07), haverá uma grande concentração às 8 horas no Vasco Vasques para um grande passeio motociclístico, com convidados de outros Moto Clubes, Moto Grupos e Motociclistas de Manaus até a praia da Ponta Negra, em seguida na Ponte do Rio Negro, depois o retorno para o Vasco Vasques para a grande confraternização para finalizar o encontro.
O delegado regional do Moto Clube Bodes do Asfalto, Dércio Reis, informa que são cerca de doze mil membros no Brasil e exterior, mas que 400 motociclistas confirmaram participação nesses quatro dias de encontro este ano em Manaus. O evento ocorre anualmente, cada ano em uma cidade diferente, escolhida pelos organizadores. Dércio explicou houve uma paralisação de três anos por causa da pandemia, mas que esse ano Manaus foi a cidade escolhida da Região Norte, uma forma de divulgar para o mundo o que o Polo Industrial de Manaus (PIM) representa para o Estado, quando o assunto é a preservação da floresta amazônica, porque é uma questão de sobrevivência dos seres humanos e animais, por depender dos recursos naturais da maior floresta tropical do mundo. “O PIM oferece benefícios fiscais incentivando as empresas instalarem indústrias em Manaus, porque além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social gerando empregos e renda, reduz a exploração dos recursos naturais da floresta, como a madeira e extração de minerais em excesso”, contou Dércio explicando da importância dessas empresas, com os benefícios fiscais obrigatórios, para ações de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, investimentos em pesquisas, educação ambiental e ações contra o desmatamento da floresta.
Para ele, é importante também uma outra conscientização, a restauração das estradas, em especial da BR 319, porque vai trazer mais desenvolvimento para o Amazonas e ampliar o acesso aos motociclistas programarem viagens seguras para a Região Norte, incentivando o turismo local. “Os amazonenses merecem exercer a cidadania, com a construção de estradas, manter o equilíbrio da floresta por ajudar no clima, conservação das belezas naturais, promover o desenvolvimento econômico e garantir a sustentabilidade da região”, defende Dércio que é um carioca que já se considera amazonense, sendo solidário com os mais de quatro milhões de habitantes em todo o Amazonas. Dos participantes do encontro, 117 estão a caminho de Manaus pilotando as motos, desde o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, além dos Etados do Nordeste e do Centro Oeste pela BR-319. Esta é a forma encontrada para mostramos ao Brasil o que enfrentamos para ter acesso por estrada ao restante do país.
📁 História
O Moto Clube Bodes do Asfalto é um dos maiores do Brasil e do mundo e foi fundado em 01 de agosto 2003, pelo Maçon Edson Fernando da Silva Sobrinho. Este Moto Clube é reconhecido como uma organização que tem a finalidade de congregar a família maçônica, que pratica a solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual, pelas obediências maçônicas brasileiras, com a finalidade de ser um canal de comunicação entre todos os maçons motociclistas e motociclistas em geral.
A sede nacional é na cidade Feira de Santana (Bahia), onde começou o Moto Clube com a ideia de formar uma grande fraternidade de motociclistas que gostam de viajar pelas estradas e são acolhidos por membros das cidades que passam por rotas de viagens.
Hoje são mais de doze mil associados de 18 países, entre eles, Brasil, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guiana Francesa, Inglaterra, Itália. Japão, Paraguai, Portugal, South África e Uruguai.
Só no Brasil são 331 Subsedes, em mais de 900 municípios brasileiros; e no Amazonas são duas Subsedes, em Manaus (137 membros) e Maués (9 membros).
Além de 09 Subsedes no exterior: Argentina (Corrientes, Posadas, Puerto Iguazú e San Salvador de Jujuy), Bolívia (Santa Cruz de La Sierra), Equador (Santa Ana de Los Ríos de Cuenca), Paraguai (Assunção, Ciudad Del Este e Encarnación).
🎁 Solidariedade
As ações sociais marcam o maior propósito deste grupo, que transformam vidas com projetos solidários importantes para a sociedade de todo o país, entre eles: ‘Natal em Duas Rodas’, ‘Adote Um Idoso’, ‘Páscoa Solidária’, entre várias ações esporádicas de emergência, entre elas, uma bem marcante: ajudar com cilindros e cargas de oxigênio e entrega de medicações aos pacientes com Covid-19 em Manaus, na época da pandemia, ajudando salvar vidas em um momento tão crítico no Amazonas.